Tudo o que você deve saber: pincéis !

postado em  •  16 comentários

Vou começar uma sequência de posts aqui chamadas de “TUDO O QUE VOCíŠ DEVE SABER”. São coisas relacionadas a maquiagem para ajudar as iniciantes e incrementar a vida das intermediárias.

Decidi começar com os pincéis antes de falar sobre qualquer outro í­tem relacionado a make. Os pincéis são acessórios tão (ou mais) importantes do que a própria maquiagem: sem eles o efeito pode ser catrastófico. Em tempos de sombras/blushes cremosos que teoricamente dispensam o uso (olha o dedão !), cada vez mais meninas andam investindo neles.

Pincéis para face

01- Pincel para base: serve para a lí­quida, mousse, em gel e compacta. Pode ser diagonal ou quadradinho com as extremidades mais estreitas (caso do meu) – esse último serve para aplicar corretivo também. Deve ser bem macio e de preferência de cedas artificiais, assim evita o disperdí­cio de produto. Passe leventente por todo o rosto, até maxilar, espalhando o máximo possí­vel. Só não faça o quadro de Monet – de longe impressiona, mas de perto é uma desgraça.

02- Pincel para pó facial/compacto: serve para pó comum, iluminador e bronzer (esse último caso o efeito seja ficar mega bronzeada). Ele é mais indicado do que as esponjas que acompanham esse produto já que dá um acabamento mais natural. Ele tem que ser gordinho e arredondado. Aplique levemente, como se estivesse “varrendo” o rosto.

03- Pincel Kabuki: serve para base mineral e para o pó facial. Aplique levemente, como se estivesse “varrendo” o rosto.

04- Puff para Pó Facial: serve também para pó facial. Dá um acabamento melhor do que a esponja convencional. Aplique dando leves batidinhas no rosto.

05- Pincel de Blush: aplicação de blushes (pó ou creme) e bronzers. Existem várias formas de aplicar dependendo do seu formato de rosto ou do efeito que você quer dar. Nesse link da revista Marie Clarie tem algumas formas de aplicação.

06- Pincel de “Blush” [2]: esse é teoricamente um pincel de blush, mas acho super “magrinho” e molengão demais. Mas gosto de usá-lo para aplicar pó iluminador, até porque não uso no rosto inteiro. Nesse link, explica comofí¤s para aplicar certinho.

Pincéis de Olhos:

01- Pincel Delineador: o nome já diz tudo: para delinear. Pode ser com o próprio delineador lí­quido, em gel (um rim em troca daquele delineador MARA da MAC) ou então você pode molhar um pouquinho na água, molhar na sombra e passar. Mileumautilidades.

02- Pincel de Sombra (tradicional): esse é o classicão, quase todos os conjuntos de sombra vem com uma versão mini dele. Ele é daqueles “quebra-galhos”, principalmente para sombras compactas ou quem ainda não tem muita prática no mundo dos pincéis.

03- Pincel de Sombra: esse é uma versão repaginada do pincel de sombras convencional. Pode ser usado em qualquer tipo de sombra, inclusive em pó. Ele é de cedas, bem durinho (mas ao mesmo tempo deve ser macio) e coloca cor na pálpebra. Esse é o tipo de pincel que vale ter no mí­nimo uns 3 na caixinha, porque você pode (e deve) usar com todas as cores.

04- Pincel Chanfrado: ele é uma versão mini e chanfrada do pincel que eu disse acima. Serve para delinear os olhos de uma forma mais “grossa” do que pincel de delinear propriamente dito. Ele tem que ser macio mais ao mesmo tempo firme.

05- Pincel de Esfumaçar: ele é ligeralmente gordinho e cheio de cedas. Deve ser molinho mas ao mesmo tempo nem tanto. Também tem que ser macio, afinal de contas você vai “sujar” seus olhos com ele, e uma ceda que entra no teu olho, bye bye make – ah isso doi, como doi. Você deve usar depois de ter passado lápis/delineador/sombra, esfumaçando em movimentos vai-e-vem, bem de leve.

06- Pincel de Máscara: qualquer semelhança desse pincel com o aplicador de máscaras de cí­lios não é mera coincidência. Serve para passar nos cí­lios após a aplicação da máscara, realçando mais ainda, tirando bolinhas e deixando-os separadinhos.

07- Pincel de Sobrancelha: é tipo um pentinho, dos 2 lados. Serve pra você dar uma arrudjinha na sobrancelha para arrematar o look. Indico usá-la antes de passar a máscara transparente – para que usa.

Se ainda ficou alguma dúvida sugiro que vocês deem uma assistida no ví­deo da fofí­ssima Viiixxen – boa parte das minhas dúvidas com pincéis tirei depois de assistir esse ví­deo dela.

Ps: A Renner, em homenagem ao mês da mulher vai dar cursos de maquiagem digrátis nas suas lojas de todo o Brasil. Para participar basta se inscrever por telefone ou pessoalmente. Para saber datas e locais, acesse o site.

16 comentários em “Tudo o que você deve saber: pincéis !”

  1. Mariely às 13:37

    apesar de não gostar mto de maquiagem, vou ficar de olho nas dicas. ^__~
    bjins

  2. Vivi às 01:12

    @Bru Rieper comprei alguns na Ikesaki e outros na Ives, uma perfumaria aqui em Santo André =D

  3. Vivi às 01:11

    @Camime claro que pode querida =*

  4. Vivi às 01:11

    @Vitoria não tem site não, eu que monto no PS =D

  5. Camime às 23:18

    Adoreiii o tutorial Vivi, eu não sabia muito sobre pincéis (:
    Posso te linkar?

    Beijão :*

  6. Vitoria às 22:01

    Show de bola, queria saber em que site tu faz essas montagenss?

    ;**

  7. Prie às 22:00

    Estou comprando meus pinceis aos poucos. De rosto já tenho de base, po e blush … agora tenho que comprar os de olhos.

    Vi Hoje sobre os cursos no shopping, já me increvi no da Payout e estou querendo fazer o da L’Oréal/Maybelline

  8. Jéssica às 20:41

    Adoreeiii Vivii!!
    Amei o tutorial!
    xD
    hj foi meu dia de creuza, só faltou os pincéis, que deixo pra próxima semana!
    ashdasduias
    Beijoooos

  9. Michelle às 20:35

    Que legaaaaaaal!

    Não entendo nada dessas coisas!

    Hehehe!

    Adorei o novo Lay!

    Beeijos!

  10. Pearl às 17:07

    Aprendi o básico sobre pincéis em um curso do Boticário. Depois fui fuçando em sites de make…

    Vi a respeito do curso hoje na Renner e já me inscrevi para o da Tracta e para o da Payot.

    Dica: É bom se informar nos quiosques/lojas da Contém 1g que sempre tem algum curso tbm.

    Beijos Vi!
    E melhoras ^^

  11. Paula às 16:30

    Adorei o post! :)
    Eu não entendo nada de pincéis, hauhauha. Sou um zero a esquerda no quesito maquiagens.
    Preciso comprar alguns.

    Beijos

  12. Pseudo-Alguem às 15:14

    Eu ia comentar no post do catorinho, mas como vc é vapt e vupt né mocinha…
    quando fui do internet explorer pro mozila, já tinha um post novo!!!

    então serão dois coelhos numa cajadada só!!!

    Eu adoro cães, amo de paixão, todos que eu tive foram adotados/resgatados. E eu adoro vira latas, tem menos facilidades em adoecer e são ótimos amigossss…
    Adooooorrrrroooooooo!

    Em relação aos pincéis á tempos que eu quero/preciso ter um kit de pincéis para make up, por que meu serviço exige que eu esteja emperequetada, mas eu cansei daqueles kits pekenininhos, eu quero daqueles profissionais mesmo.foi ótimo esse post, com mais opções que eu imaginava…hehe..

    O layout está lindo, diferente e muito criativo. Adoro a forma que monta o topo, como se fosse colagem…bonito mesmo, sem puxasaques certo…

    Bjus!

  13. Mari às 15:05

    Arrasou no post e no layout novo!!!!

    parabéns!!!

    Bjusss

  14. Nique às 14:54

    Muito bom esse post, sempre fico confusa na hora de usar, n sei qual usa pra q essas coisa, vlw pelas dicas, adorei!
    bju

  15. Bru Rieper às 14:51

    Arrasou no Post, eu sempre tenho duvidas sobre os pinceis.. agora aprendi tudinho!
    Onde vc comprou os seus? Preciso comprar uns novos pra mim!!!

    Beijos

  16. **Aline** às 14:48

    Oiiii tudo bem?^^ nossa ameeei esse post sobre pinceis, ainda mais que to no começo ainda x)
    ta londãoo o lay do seu blog *—*
    beijinhos ;*

Deixe seu comentário!