Tudo o que você deve saber: pó !

postado em  •  18 comentários

O é usado para dar aquele acabamento perfeitinho na pele, tirando todo o brilho e oleosidade, além de uniformizar o tom da pele depois da aplicação da base e do corretivo. í‰ indicado sobretudo para quem tem pele oleosa ou mista, já que ele faz com que a make fixe mais, além de tirar aquele brilho caracterí­stico desse tipo de pele.

Além do pó para acabamento, temos o que pode ser chamar de “pó de efeito” (acabei de inventar í´h !), que são o bronzer e o iluminador, que quando usados de forma correta valorizam os traços, desfarçam imperfeiçíµes, dão aquela afinada no rosto além de deixar com aquela carinha saudável.

Os tipos

01- Pó Compacto: como o nome já diz, é a versão compactada do Pó Facial (que vem logo abaixo) e a mais comum. Apesar dele vir acompanhado com uma esponjinha, garanta um visual mais natural usando um dos pincéis ou o puffzinho apropriado que eu indiquei aqui. Se você tiver disposta a gastar um pouco mais, sugiro que tenha o compacto como “uma opção” para carregar na bolsa, usando-o apenas para retoque.

02- Pó Facial: é a versão soltinha e a mais apropriada pra quem quer garantir um look natural. Se você for de branquinha a morena clara, opte por um pó cor translúcida, que além de adaptar pro seu tom de pele (e as chances de você errar a cor são mí­nimas), você pode usá-lo no final da maquiagem, só para ajudar na fixação. A única desvantagem desse pó é que você deve tomar cuidado para não errar na mão para não sair com o rosto cheio de pó por aí­. Para tirar o excesso, dê uns tapinhas na cara (de leve).

03- Pó Bronzer: é um pó de efeito que deixa a pele com um aspecto bronzeado quase sempre bem natural. Pode ser usado no rosto inteiro (quando você está morena, por favor), e, partes ou então para criar efeitos de luz e sombra no rosto, realçando seus traços e desfarçando imperfeiçíµes. Quase sempre vem com iluminadores. Pode ser usado como blush também.

04- Pó Iluminador: é a versão clara do pó bronzer, dando aquele destaque na make. Cria um efeito de luz e aplicado nos pontos certos, cria efeitos realçando seus pontos fortes (e consequentimente desviando a atenção pros defeitos). Quando for comprar você pode optar pelo opaco (que mais parece um pó) ou então com brilhinhos (como eu parto do principio que o produto chama iluminador, é claro que eu prefiro o que brilha, er).

Bronzer e Iluminador

Como eu já citei ali, eles podem transformar você realçando seus pontos fortes e desfarçando (ou ao menos abafando) seus pontos fracos. As formas de aplicação também variam, vai depender do efeito que você vai querer dar.

A maioria das meninas usam para dar uma corada no rosto, logo aplicam das têmporas partindo pra maçã do rosto, nariz, testa e queixo, na direção de um W. Outra forma é aplicar como se fosse um 3, começando pela testa, passando pelo meio das buchechas até cerca de 2 dedos do nariz e terminando no maxilar – essa técnica também garante um rosto mais fino.

Agora se você quiser um efeito mais sofisticado e elaborado, sugiro que siga esse tutorial da Marina, aonde ela explica todos os pontos de luz e sombra que você pode criar. Também tem esse ví­deo gringo que ela também explica de uma forma bem didática comofí¤s para aplicá-los.

Sobre os pincéis vale o de blush ou o leque, que é ideal para iluminadores =D

Dica

Na hora de comprar, use o mesmo truque da base: experimente na linha entre o maxilar e o pescoço. Evite comprar um tom abaixo ou acima da sua pele, sempre procure o tom exato para não sair por aí­ parecendo o Casper ou a Globeleza.

Ps1: estou respondendo as dúvidas nos comentários, portanto caso o mail não avise que eu respondi, dê uma olhada que provavelmente sua resposta estará lá !

Ps2: temos 3 próximos passos: blush, delineador e pré-maquiagem. Tem mais alguma dúvida ? Alguma sugestão ? Deixe nos comentários que eu faço o post e soluciono suas dúvidas !

Ps3: o que você gostaria de aprender sobre maquiagem e acha que eu poderia te ajudar ? Dê sua sugestão de tutorial que se possí­vel, atenderei com todo o prazer !

18 comentários em “Tudo o que você deve saber: pó !”

  1. CAROL às 21:16

    Estou a-do-ran-do a série “Tudo o que vc deve saber sobre…”! É criativa, original, esclarecedora e bem redigida!!! Parabéns!

    PS: Também adorei o novo layout!!!

    Bjos.

  2. Stephanie às 11:46

    Nossa, amei essa série de postagens! Está tudo muito bem explicado, com os prós e contras de cada tipo de produto. Muito obrigada por dividir isso com a gente!
    Ah, eu tô com a Luly nesse pedido… O rímel é super facinho, só que sempre tem aquele probleminha pra pentear e separar os cílios direitinho. Se você puder dar uma ajudinha pra gente ;)

  3. Grazy às 10:52

    Eu adoro maquiagem, mas tenho uma preguiiiiça! Tá briga comigo Vivi, hahaha. Mas to de olho em todas as dicas. Beijo gatona!

  4. Tah às 10:35

    Poxa… tem pó pra tudo ..desse jeito num tem nem como a gente ficar feia neh ? rs :) fora outras coisinhas mais ..corretivo , base etc ! Tudo o que há de bom …
    vlew a dica
    Beijinhos Vih

  5. Fê às 22:52

    adorei a explicação e o novo lay! tá lindo!
    e menina, não vivo sem o bronzer. um barateenho que recomendo: super natural sun, da maybelline. vende até no carrefour (sério) e custa na faixa de 10 reais. super necessário.

  6. Amanda às 17:04

    Adorei seu blog!
    Espero que eu não o perca de vista pois quero sempre acompanhar!
    Depois passa no meu humilde bloguinho e deixa um recadinho!
    beijos

  7. Luly às 14:45

    Pó pra mim não é maquiagem, é quase sobrevivência. Uso até pra ir na padaria!!
    Vivi, sugestãozinha… Você podia façar um tiquinho de rímel, eu sei que é um assunto SUPER BÁSICO, mas é que quando você uso os cílios ficam liiiiiiiiindos e eu queria aprender a deixar os meus assim também, hihihi

  8. Bru Rieper às 14:24

    Fui passar uma base ontem, e ODIEI, nunca vi Base tao oleosa, pingou um pouco na pia e nao saiu até agora..
    desisti de usar base, agora fico só com corretivo e pó! rs

  9. Joana às 14:12

    Eu uso sempre o Bronzer como blush, acho que a tonalidade combina melhor com a minha cor de pele e cabelo do que dos blushes em geral! E Pó Iluminador é o segredo para levantar qualquer look :) Já os outros eu dispenso!

  10. Vivi às 14:07

    @Prie tem o da Marcelo Beauty. Eu descobri ele por acaso, pq a vendedora me mostrou ele, mas eu queria com brilhinho hihi

  11. Vivi às 14:07

    @Mariely é só comprar os produtos certos. Minha pele é MEGA oleosa, mesmo. É só limpar bem a pele antes e comprar tudo oilfree e com acabamento matte, que a pele fica linda =D No post da pré-maquiagem vou falar sobre tônicos/loções matificantes, q tb são MARA pra isso.

  12. Prie às 14:04

    Ai estou adorando a sequência de posts.
    Mas essa de pó me ajudou muito =D, pq eu sabia que o iluminador e o bronzer desfarçavam pontos fracos e realçavam pontos fortes mas só não sabia como fazer isso, o tuto da marina ajudou muito =D.
    Você sabi de que marca eu acho um iluminador sem brilho?

    Beijão =D

  13. Mariely às 13:49

    um dos motivos de eu não gostar de make é q minha pele é mto oleosa =/ o q vc sugere?

  14. Amanda às 13:05

    Adoraria ver um tutorial sobre sombras! =D

    Principais dúvidas:
    Quais são os tons mais indicados para o dia-a-dia?
    E para o make da noite?
    Como criar o famoso efeito esfumaçado?
    Qual o jeito correto de aplicar (de dentro pra fora, de fora pra dentro)?
    Qual o momento de aplicar a sombra (antes ou depois da/do máscara, lápis, delineador etc)?
    Qual tom (mais claro ou escuro) deve ser usado dentro e qual fica fora?

    Ufaaaa…quantas dúvidas! rs Se você fizer um tutorial sobre sombras, adoraria ver as perguntas respondidas! =)
    Estou AMANDO tudo isso, rs! Beijos!

  15. KAROL às 11:01

    Oii..adorei o blog..tem vários produtinhos que não saio de casa sem…. bjooo

  16. Mari às 10:15

    Ai Vii!!! Vc devia dar uns cursos de make e ganhar grana extra!!!! Vc manja muitooooo!!!!!! Já disse q tô amando esses seus posts! Tão muito bons!

    Bjussss

  17. Vivi às 09:15

    @Nique fica nada Ni ! Eu já tava pensando em fazer isso mesmo =D É que eu quis primeiro explicar pra que serve cada coisa pra poder dar os tutos. A maioria dos blogs de make só vomitam as infos, então quem não entende continua sem entender rs

    Mas podexá, look básico anotado !

  18. Nique às 09:08

    Eu comecei a entrar nesse universo maravilhoso da maquiagem a pouco e estou aos poucos aprendendo, esse tuto foi legal, agora já sei como usar, gostaria além do tuto de como usar delineador que já sugeri, gostaria de uma make rápida pra trabalhar, é certo usar base, pós essas coisas, ou fica carregado? bjus

Deixe seu comentário!