Sobre ciclos, desapegos e recomeços

postado em  •  32 comentários

Eu sou o tipo de pessoa que acredita em começo, meio e fim. E acredito que uma vida é feita de muitos começos, meios e fins. Pense em quantos amigos entraram e saí­ram da sua vida, quantos namorados e peguetes você teve ao longo da sua vida e a maneira com que eles apareceram e depois desapareceram delas. Isso sem falar naquela cor de esmalte que você usa exaustivamente durante um perí­odo e depois desencana dela. Pois é. A gente com a gente mesmo é a mesma coisa.

Acredito que tudo na nossa vida é formada por mini ciclos que quando agrupados, tornam-se um grande ciclo, uma coisa única. São como bolhas de sabão: assopramos, elas surgem e depois vão estourando pouco a pouco até desaparecerem, até assoprarmos novamente e a história se repetir. Nossas primeiras vezes tentando fazer bolhinhas de sabão quase sempre são desastrosas mas pouco a pouco vamos ganhando habilidade e aprendemos a fazer bolhinhas mais bonitas, grandes e duradouras. í€s vezes, precisamos deixar aquela bolha pequena tão bonita desaparecer para que ela abra caminho para outra nova. E sim, os minis e grandes ciclos, bem como as bolhas, também tem seu fim, o desapego quando necessário e também seu recomeço, com direito a bagagem extra de experiências com erros, acertos e tentativas.

E assim como as bolhas, aqui se encerra um desses grandes ciclos e começa um novo. Depois de alguns meses conturbados, resolvi praticar o desapego e encerrar um ciclo que mesmo com tantos saldos positivos, precisava dar lugar a algo novo. Desapeguei de sentimentos que me faziam mal, repensei sobre minha vida, tomei decisíµes que vinha adiando há meses, cortei o cabelo. Estou aprendendo a levar a vida com mais leveza, sem tantas auto-cobranças, sem neuras, sem ansiedade e sem antecipar desfechos de mini-ciclos que poderiam ser diferentes, sem roteiros. Ficam as coisas boas, o que aprendemos com as ruins e enfim, um novo ciclo com mais maturidade e experiência, como as nossas várias tentativas de fazer nossas bolhas de sabão perfeitas. E sim, o fim de um ciclo inclui o blog.

O Borboletando nasceu em maio de 2006 em um desses momentos de transição. Para muitos, o nome é só uma neologia fofinha, mas para mim, ele traz um significado muito forte: traduz um pouco do meu espí­rito, dessa minha intensidade e necessidade de sempre mudar, começar, viver e finalizar ciclos, assim como a metamorfose da borboleta. Nos últimos meses, diminui o ritmo de atualizaçíµes, analisei com olhos crí­ticos enquanto leitora, e achei que era encerrar um ciclo. Não, este não é o fim do blog, mas um recomeço.

Hoje, 11/07, ele começa um novo ciclo, que segue a mesma forma com que eu estou vivendo minha vida: sem roteiros. Não vou fazer promessas, nem falar sobre mudanças ou sobre como serão as coisas daqui para frente. A nova regra é não ter regras, estar longe do que muitas vezes parece óbvio para mim. Prefiro que elas aconteçam de forma espontí¢nea e da maneira que eu desejo.

Para celebrar esse novo ciclo, layout novo feito pela linda e talentosí­ssima Iemai, com tudo que eu gosto e como a vida deve ser: colorida, divertida e com uma pitada de ternura <3. Sejam bem vindos ao novo ciclo.

32 comentários em “Sobre ciclos, desapegos e recomeços”

  1. Hevelyn às 10:24

    Nossa parece que dói escrito pra mim, nesse momento. Lindo texto. Parabéns!

  2. Ivone Flor às 13:16

    Olá Vic,
    Adorei o post, bem desabafo, também estou numa fase de mudanças de atitudes interiores e exteriores, acho que é esse mundo de ser adulta, fico feliz pq acompanho o blog a um tempinho e acompanho mesmo q as vezes de longe as mudanças por aqui. Adorei o novo Layout, muito lindo e fofo mesmo!
    Beijos, bom final de semana!

  3. @any_ às 12:21

    Sabe o que eu mais gostei nesse novo ciclo? O blog ter voltado a ser seu. Sim, eu vi que algumas colaborações continuarão, mas eu sentia falta disso, sabia? No melhor estilo #voltamundoblogueiro. Leio isso aqui há tantos anos, que realmente sentia falta desses posts de cunho mais pessoal, mais você. Não comento mais em quase nenhum post, mas continuo acompanhando tudo pelos feeds (a carapuça super serve quando você dá puxões de orelhas pelo twitter pelo blog não ter mais tantos comentários, dizendo que sente falta). Leio todos os posts (os seus, pelo menos), mesmo que com algum atraso (olha a data em que eu tô vendo esse!). Li sobre a Jully, só pude imaginar o quanto você deve estar ainda triste e morri de vontade de te dar um abraço sem fim (melhoras!). Acho que esses ciclos, quando a gente olha pra nossa vida e consegue realmente enxergar que ela está mudando, nada mais são do que, mais do que amadurecimento, sinais de melhoramento e crescimento. Já acompanhei alguns desses ciclos seus, e posso dizer que no seu caso é a mais pura verdade. Em tempos em que nem abro mais o msn, devo dizer que volta e meia lembro nas nossas trocas de confidências e sinto falta de estar mais próxima de você, de ser uma das "bff do twitter". A vida anda tão corrida que afasta a gente, mas meu carinho e toda a admiração que tenho por você, Vivi, continuam intactos. De verdade. Borboletando foi um nome muito bem escolhido pra garota cheia de metamorfoses e superações que você é. Em tempo, adorei o layout colorido e feliz. :) Beijo!

    1. Victoria Siqueira às 13:12

      Owwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwn Any, já pode correr pro RJ, te abraçar e sair rolando?

      Você acompanhou muitas das minhas fases e sabe que eu sou muito intensa em cada uma delas. E por ser muito intensa, uma hora me canso dela e acho que hora de partir para outra. Sou assim com a minha vida num geral e com o blog não poderia ser diferente. Peguei trauma do pessoal (vc sabe disso melhor do que ninguém), fui pro impessoal e tb peguei trauma pq eu criei o blog por um motivo e estava indo para outro. Caí na história de querer atualizar sempre pq os leitores cobravam, achei que esse era o melhor caminho, mas agora vou fazer as coisas como eu quero e quem gosta do blog de verdade, vai continuar lendo de alguma maneira. Isso sem falar que o fato de trabalhar 18h por dia com Internet, relacionamento com blogs e redes sociais me deixou meio bodiada de tudo por isso, resolvi voltar ao ponto inicial: agradar a mim e consequentemente, quem se identifica comigo.

      Sinto muita sua falta também e tenha certeza que todo o sentimento que eu tenho por você continua guardado aqui dentro. Adoro muito muito muito muito você, you know. E sim, vc me fez chorar com esse comentário :,)

  4. Helo Inoue às 20:47

    YAY!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Viicky!!!! agora sim os dois i's vão trabalhar por nós!!!!!
    Essa doçura do layout novo faz bem demais a vida!!!!!!!!!!!

    bjão
    Heloiisa

  5. vanessa às 15:14

    ficou tudo muito lindo, boa sorte no seu novo ciclo !

  6. Mahara às 10:42

    O layout novo está muito fofo e lindo e tudo que eu gosto! Que venha o novo ciclo do Borboletando! =) Bjks

  7. Tieli às 09:53

    Lindo demais esse layout novo, combina muito com vc, amora! tinhamu!

    ps: Emiii, to aquiii! Também quero um layout fofo! #bjomeliga

  8. Pamela às 09:07

    Fazia teeeeeempo que não passava por aqui :) Estava sentindo falta de ler posts assim, principalmente que fazem sentido. O layout novo ficou lindo! Vou voltar a ser leitora assídua ;) Beijo :**

  9. Loma Sernaiotto às 23:17

    O layout tá digno! Mega fofo! To encantada! ♥ Que seu novo ciclo seja maravilhoso! Pra mim, é tão dificil viver sem regras e roteiros… eu sou tão apegada a planejamentos, talvez seja por isso q vivo sofrendo por antecedência. Pra tudo! Mas esse ano tá sendo um ano de mudanças e decisões. Comigo também. E com umas 15 pessoas que conheço… que essas mudanças nos amadureçam e tragam bons frutos. E o mais importante: felicidade, né? Boa sorte! *falei demais*

  10. Leila às 20:52

    layout tah lindoooo!!!!
    Boa sorte, bom recomeço sempre!!!

  11. Amanda às 20:47

    Nem preciso dizer que ADORAY o layout novo, né? Mais amor IMPOSSÍVEL.
    Aproveite bem esse novo ciclo, minha amorinha. E tô preparando o post de pitaco organizativo pro Borboletando!

    SPOILER: como organizar os guarda-roupa! :D

    Beijinhos!

  12. Mundobrel às 14:41

    O layout ta lindão! :)

  13. Moda de Rua às 14:35

    Adorei o post! Falou tudo.

  14. @kamilamts às 13:33

    O novo Borboletando tá lindooo! Adoro seus textos e esse traduz tudo. Boa Sorte =]

  15. @fernandaf às 13:05

    adorei o texto, adorei o layout! fã de carteirinha forever! :)
    que esse novo ciclo seja maravilhoso e que vc tenha todo o sucesso e felicidade do mundo! (tipo coisa de aniversário né? mas puramente verdadeiro e válido pra situação ;) )

  16. @uaba às 12:39

    Super apoio. Vim desejar boa sorte e que vc se encontre e seja bem feliz! Tá muito lindo o layout novo, super fofo. Beijos :D

  17. Maripê às 12:24

    Querida, o layout novo ficou lindão!! Boa sorte na nova etapa =D Adorei tudo! Sem regras, viva o momento, é isso aê =D
    Beijocas,

  18. Nary às 12:01

    Own Vi que lindo.
    Layout tá fofo e dá vontade de ficar brincando com o mouse no topo o dia todo. hahahahaha
    E sobre os ciclos e (re)começos, acho que todos nós devemos (re)pensar as coisas e (re)começar sempre.
    Bons ventos nessa nova fase!!!!!!!

    bjbj

  19. Carol às 11:09

    Vivi, já presenciei algumas borboletices daqui, e, como sempre, estou na torcida para que essa nova fase que se inicia seja cheia de alegrias e sucesso.
    Que venha o novo!
    Um beijo, com carinho

  20. Lec às 11:05

    Primeiro… QUE SUSTO. Não fica ai discursando como se fosse fechar o blog!

    Agora, eu vou passar a tarde brincando no seu lay, que tá a coisa mais fofa que eu já vi. E mega original!

    Que venham novos ventos =)

  21. Lusinha às 11:02

    Primeiro de tudo que esse lay é muito fofo mesmo!
    É Vi, a idade, a maturidade e as perdas e dores ao longo do caminho vão nos dando essa noção. Mas é um aprendizado eterno. Tem coisas e pessoas que aceitamos ir facilmente, há outras que ficam como feridas semi-cicatrizadas, vira e mexe nos machuca um pouco.
    Um bom recomeço pra você e pro blog.
    Bjitos!

  22. Isabella às 10:59

    Vick =)
    Lindíssimo o layout novo!! Que a nova fase do blog e da sua vida seja repleta de sucesso e finais felizes!!!

    Beijos

  23. Kelly às 10:56

    Amei o novo visual! Além de bonito é divertido e alegre! Parabéns!

  24. Joana às 10:38

    Oi, queridona!

    Nossa, o layout novo ficou lindo e acho que combinou d+ com o espírito do blog. A Iemai faz desenhos lindinhos d+.

    Por coincidência estou com uns posts legais que preparei aqui para o Borboletando. Espero que você e as leitoras gostem :)

    Bjks

  25. nayaravm às 10:37

    O layout ficou lindo Vic! :)
    Boa sorte nessa nova etapa da vida e que tenham muitos recomeços bons! :)))

  26. Li Garone às 10:34

    Borboletar é sempre bom não é? Parece que da uma descarga de energia e vc fica toda inspirada cheia de ideias!

    oq tudo muito lindo por aqui!

    bjs!

  27. @parispaula às 10:31

    Amor, o blog tá a coisa mais fofa do mundo e tenho certeza que terá tanto êxito quanto as outras versões! Fico feliz por você, por suas análises, por seu crescimento pessoal e espero que nesta nova fase, você possa passar por muitos bons ciclos, que lhe tragam grandes aprendizados com muitas conquistas!

  28. Lidi Faria às 10:28

    Que fofo, Vic! E que essa nova fase seja colorida e fofa como seu novo lay =*
    Bjs, Lidi

  29. may salvador às 10:27

    Muito lindo o novo leiaute e parabéns pela decisão que às vezes é até dolorosa :)
    Boa viagem :)

  30. Adrika às 10:24

    Que essa nova fase do seu blog seja repleta de sucesso!
    PS: Não paro de brincar com o topo do seu blog :D
    Bjs linda =*

  31. Michelli às 10:15

    Eu sou bem assim, sempre acredito que os ciclos passam, e eu sempre mudo o visual quando isso acontece. Dá um ânimo, um gás e nos sentimos diferentes e prontas pra começar tudo de novo, né?

    LINDÍSSIMO layout! Iemai tá de parabéns! E bom recomeço!

Deixe seu comentário!