Top 5: minhas bandas favoritas dos anos 90

postado em  •  17 comentários

Sou aquele tipo de pessoa que tem um gosto musical bem eclético, daquelas que tem arquivos e cds de tudo que é gênero. Para mim música boa é aquela que agrada meus ouvidos ou que ao menos me divirta de alguma maneira (e talvez isso justifique o porque eu adoro ouvir uma música tosca quando eu estou “sozinha”). Porém, apesar de ser uma pessoa bem open-minded musicalmente, existem dois estilos que ganham meu coração facilmente e andam sempre juntos comigo no meu iPod: o pop e o bom e velho rock’n’roll.

Eu lembro que no final da década de 90, comecei a ter meus primeiros í­dolos musicais. Como grande parte das adolescentes daquela época Spice Girls, Backstreet Boys, Britney, Aguilera, N’Sync e 5ive estavam entre minhas bandas favoritas, com direito a compra de cd no dia do lançamento na Americanas (quase sempre acompanhado de um brinde cedido pela gravadora), pastas com várias fotos de revistas nacionais e gringas (que adolescente fã dessas bandas nunca comprou a Super Pop de Portugal ou a Smash Hits americana?), posteres espalhados pelo quarto, o sonho de ter uma girl band e o amor platí´nico por um dos musos das boybands. Nessa mesma época, entre um clipe e outro de alguma banda pop em programas como Disk MTV e TOP 10 EUA, comecei a flertar com meus primeiros í­dolos do rock e que acabaram se tornando minhas bandas favoritas até hoje.

Por isso, para não deixar passar em branco esse Dia Mundial do Rock, resolvi brincar de puxar na minha memória minhas 5 bandas favoritas da década de 90 ”“poucas perto da quantidade de coisas que eu escuto dessa década. Vem comigo!

01- Hole

Amor a primeira ouvida. Enquanto o mundo descia a lenha na sra. Courtney Love, eu garrei um amor enorme por ela desde a primeira vez que eu ouvi Doll Parts. Talvez porque até então eu nunca havia visto nenhuma mulher realmente poderosa, linda (sim, a Courtney já foi bem bonita!) e super feminina a frente de uma banda de rock. Depois veio a era Celebrity Skin e o que era paixão virou amor eterno. A banda ainda existe com uma outra formação, mantendo apenas Courtney nos vocais, e lançou no ano passado o álbum Nobody’s Daughter.

Melhores Músicas: Celebrity Skin
Melhor CD: Celebrity Skin (1999)

02- Garbage

Não é porque é minha banda favorita, mas considero o Garbage como uma das melhores bandas não só da década de 90 mas de todos os tempos. í‰ a mistura perfeita de sonoridades com os vocais incrí­veis da Shirley Manson e letras bem bacanas. E parece que depois de um hiatus de quase 6 anos (o último álbum de inéditas, Bleed Like Me, saiu em 2005), vem álbum novo por ái :D

Música Favorita: Only Happy When It Rains
Melhor CD: Version 2.0 (1998)

03- Foo Fighters

Outra banda que foi amor a primeira ouvida. Lembro que a primeira música que eu ouvi deles foi a Everlong durante um TOP 10 EUA. Continua sendo pra mim uma das melhores músicas deles, pau-a-pau com Walking After You. E já tí´ na torcida pelo show deles no Brasil!

Melhor música: Everlong
Melhor álbum: The Colour and the Shape (1997)

04-Smashing Pumpkins

Comecei a ouvir um pouco depois do boom, já na época do Adore, mas fui me apaixonar de vez quando escutei o álbum anterior, o Mellon Collie and the Infinite Sadness. Apesar de ser uma das minhas bandas favoritas, confesso que prefiro as músicas antigas í s novas.

Melhor Música: Tonight, Tonight
Melhor ílbum: Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995)

05- silverchair

Comecei a gostar de silverchair de verdade na época do Neon Ballroom, junto com toda a galera que entrou na modinha do Ana’s Song e Miss You Love. No fim, acabou virando uma das minhas bandas favoritas de acompanhar carreira, comprar os cds (inclusive os anteriores) e ir ao show em 2003. A banda anunciou um hiatus sem previsão de volta esse ano para tocarem projetos paralelos :(

Melhor Música: Anthem For The Year 2000
Melhor ílbum: Neon Ballroom (1999)

Ainda sobre rock anos 90, já fiz uma mixtape com alguns hits épicos dessa década. Para quem ainda não ouviu, clica aqui para ouvir e baixar!

Agora quero saber de você: qual banda marcou sua adolescência e está na sua lista de favoritas até hoje? ;)

17 comentários em “Top 5: minhas bandas favoritas dos anos 90”

  1. Vitor às 01:29

    RHCP 90’s é até meio apelação. Eu lembro vem do Hoobastank, The Calling, Nickelback e do Creed, com o Scott Stapp pagando de Eddie Vedder. Hahaha. Amo!

  2. Daiana às 12:02

    Amo toda essa nostalgia, mas o meu coração pertence os Chili Peppers. 90's rules!

  3. mariana weber às 00:42

    Ai Vick, tenho 26 e me vi muito nessa lista!!! Bons tempos!!! Garbage era minha preferida, Silverchair acho meio depre demais..
    Beijos!! Amei teu blog!

  4. @solaris_lumina às 23:04

    ouvi tudo e amo tudo!!! mas pra comprovar minha veieira (vulgo velhice) digo que eu ouço Silverchair desde que eles lançaram o primeiro álbum, o Frogstomp de 1995… ah, daniel johns, um dia vc foi tão bonitinho!!!

  5. Ira às 14:26

    E essa safada ainda perdeu a Robocop!! MATO VC VIC!

  6. Adrika às 23:25

    Silvechair no Disk MTV, era lindo!
    Que saudades da minha adolescência :')
    Hole e Garbage não ouvi muito, mas Foo Fighters eu era viciada!

  7. Joana às 16:45

    Hole e Garbage são as minhas paixões. Mas, prefiro o LTT e o Garbage respectivamente. Por essas duas bandas eu morrerei um pouco mais triste porque nunca tive a oportunidade de vê-las ao vivo. O Garbage, apesar de eles estarem parados, ainda existe uma possibilidade remota. Já o Hole, bem, não é a mesma coisa nessa formação atual e a Courtney já não é mais a mesma :(

    Gostava de Silverchair também. Fui em um show deles em 2001, se bem me lembro, e adorei.

  8. :: Loma às 11:27

    Hey ^^

    Tenho 2.5 e lembro-me de todos citados….
    Época Disk MTV Sabrina e derivados, peguei pensando que faz anos que não paro de frente para assistir a MTV , é a gente vai ficando sem tempo ahahahaha

    Xxx

    :: Loma

  9. Kelly às 11:13

    Minhas bandas favoritas são: Bon Jovi, Guns N' Roses e Aerosmith!

  10. niquesb às 10:18

    Adorei a lista, curto Foofighter e silverchair!

  11. Carla às 00:22

    ah, eu gostava muito de raimundos, e nessa época curtia mesmo era guns, minha paixão por guns and roses já veio desde pequena, sem nem saber que banda que era hehehe. mas da epoca mesmo, silverchair era bom…

  12. @deborapataro às 23:15

    Gosto de todas as bandas que você postou, mas no meu S2 ganham disparado Silverchair e Foo Fighters, nessa ordem. Gosto das bandas desde o começo, naqueeela época bem longe onde toda a informação que eu conseguia das bandas era na MTV (assistia 48hs por dia), e Silverchair, puxa, Silverchair é a banda da minha vida. Fiquei bem triste com o hiatus também, mas achei sensato. Já faz algum tempo que as coisas não vão bem pra eles né, melhor parar agora. Mas adorei sua lista viu! Beijos

    1. Victoria Siqueira às 23:22

      Da minha tb! Eu gostava MTOOOO de silverchair na adolescência, de ter todos os cds e tal. Eu achei sensato tb. Fiquei triste, mas eles começaram muito novos, depois cada um vai seguindo um caminho diferente, querendo levar projetos paralelos… o Daniel já tava em outra há tempos. Tomara que um dia eles se reunam novamente :D

      =*

  13. karinaaf às 23:11

    posso falar q ameeeei essa lista??? acho q nao trocaria nenhuma…
    feliz dia do rock! \,,/

    1. Victoria Siqueira às 23:22

      \o/

  14. Gui às 23:04

    Também sou apaixonado por Only Happy When It Rains do Garbage, música boa da porra!
    90's tem muita coisa boa no rock, post digníssimo!

    1. Victoria Siqueira às 23:23

      Acredita que eu nunca coloquei Garbage qnd eu toco? HAHAHA… Celebrity Skin e Somebody Told Me sempre tem e todo mundo vai ao delírio. Vou colocar Only Happy na próxima :3

Deixe seu comentário!