O Guia Definitivo da Dignidade em Festivais

postado em  •  25 comentários

Faltando pouco mais de uma semana para o Lollapalooza (VEMNIMIM BRANDON!), começam a pipocar várias matérias e posts com dicas do que vestir nos eventos. O problema é que a maior parte destes looks inspiradores são pautados em escolhas das celebridades (ou não) gringas em festivais como Coachella e Glastonbury.

ESSE DIA FOI FODA!

ESSE DIA FOI FODA!

Os looks são lindos e inspiradores, mas vamos combinar que não dá para copiar. Na hora de citar como inspiração, muitos se esquecem que as celebridades ficam em camarotes ou em áreas limitadas destinada aos VIPs, com direito a comidinhas, bebidas e bons puffs e sofás para relaxar quando o cansaço bater.

Em outras palavras, as celebridades e VIPs podem se dar ao luxo de irem com vestidos e saias longas, botinhas de salto médio, mini-saias e outras peças que seriam pouco funcionais e confortáveis em circunstâncias de pessoas normais. Claro que isso não significa que você vai vestir sua pior roupa e ir cagadí­ssima para o festival, mas garanto para você que dá pra manter o estilo e principalmente a dignidade, sem abrir mão do conforto depois de algumas horas em pé.

Baseado em fatos reais e por pessoas normais como euzinha e meus amigos, fiz um compilado de dicas que podem ser boas alternativas para você curtir horas de show arrasando no modelão e sem maiores transtornos.

#01- Vá de shorts jeans

É confortável, é básico e ao mesmo tempo, cheio de estilo. Mesmo com as peças de outono/inverno invadindo vitrines e araras, é fácil encontrar a peça inclusive em grandes redes de fast fashion como Renner e C&A, que estão apostando numa linha mais rocker. Portanto, aproveite a tendência para se jogar nas opções com spikes, pirâmides e tachas. Em algumas lojas, ainda dá para encontrar versões tie-dye, que são bem bonitinhas e divertidas.

guia-festivais-shorts

Tá sem grana? Não encontra um shorts do jeito que você quer? Não tem problema: pega aquela calça jeans velhinha que está encostada no armário e transforme em um belí­ssimo shorts. E a customização não para por aí­: dá para aplicar spikes e studs, ou ainda, fazer o efeito tie dye em casa.

#02- Usando saias e vestidos

Quer usar saia ou vestido curto? Se garanta com um shorts por baixo, de jeans ou desses tipo de ginástica. Assim, você evita o constrangimento de no meio da multidão, seu vestido subir e você pagar um mico daqueles.

Já sobre os vestidos e saias longas, não recomendo por motivos de: você pode tropeçar neles no meio da muvuca e acabar caindo.

#03- Legging para os dias frios

Você foi, pensou no look, mas bem no dia do show esfriou? Vá de legging. E nem precisa ser aquelas pretas sem gracinhas: as araras de lojas estão cheias delas com estampas e texturas bem bacanas como as listradas, galaxy, desenhos e a já clássica wet. Daí­ é só escolher uma camiseta mais compridinha para tampar o popó + ~camel toe~, um tênis bacana e pronto!

guia-festivais-legging

Não curte legging? Vá com uma boa e velha calça skinny jeans, de preferência, a mais confortável delas.

#04- Camisetas divertidas ou de banda

Sei que algumas pessoas acham cafona ir à algum show e usar a camiseta do artista que estará se apresentando -mas fuck the police, eu amo. E não só adoro essa moda das camisetas de banda, como tenho algumas que eu uso inclusive no dia-a-dia. Minhas lojas favoritas de camiseta de banda são a Fock (já vem tudo surradinho, coisa linda <3), Conto do Vigário (para quem curte mais larguinha, a unissex é amor!) e a Reverb City, que tem camisetas de algumas bandas que vão se apresentar no Lolla, com estampas ilustradas e bem lindas.

AS CAMISETAS LINDONAS DA REVERBCITY

AS CAMISETAS LINDONAS DA REVERBCITY

Para quem não curte camisetas de banda, outra opção são camisetas com frases e estampas divertidas. Se você não sabe aonde encontrá-las, recomendo dar uma olhadinha na Korova, que tem camisetas com estampas bem bacanas, malha das boas e modelagem mais compridinha e um preço bem OK (nem caro, nem super barato).

#05- Abuse das Camisas

Usar xadrez em festivais de rock é outro clichê, mas vamos combinar que a estampa ajuda a garantir um visual mais descolado e descontraído. Dá para combinar com um shorts + camiseta ou regata mais larguinha e usar desabotoada. Esquentou? É só tirar e amarrar na cintura.

Não é muito chegada ao xadrez? Batas, e camisas soltinhas ou jeans também são boas opçíµes. Mas, por via das dúvidas, vá com uma outra blusinha mais fresca por baixo.

#06- Jaquetas, Casaquinhos e afins

Essa é mais para os dias mais frios ou para quando a camisa não é o suficiente. Embora AME jaqueta de couro, acho que nesse caso só vale a pena quando o dia estiver MUITO frio ou ele aconteça em algum lugar descampado, que tende a ser mais gelado do que o habitual, vide SWU em Itú, que fui embora na metade do show do Kings Of Leon porque não aguentava mais passar frio. De resto, a não ser que você aguente de buenas, fique com uma dessas jaquetas de nylon tipo aquele modelo clássico da Adidas Originals, que é leve e dá para quebrar um galho em dias indefinidos, ou ainda essas estilo varsity, que além de quentinhas, são lindonas.

guia-festivais-jaquetas

Outra opção para dias indefinidos é a jaqueta jeans, que é super leve, não esquenta tanto e ainda é fofí­ssima.

#07- E nos pés?

Além de aposentar o saltão por motivos óbvios (a não ser que você seja a Alessandra Ambrósio e fique no camarote dos patrocinadores do Coachella), evite também sapatilhas e sandálias rasteiras por dois motivos: em caso de chuva, seu pé ficará um nojinho (principalmente se for em gramados ou terra batida) e também pela galera que certamente pisará neles em algum momento do show.

guia-festivais-lama

Para garantir o conforto, nada melhor do quem um bom e velho tênis para aguentar horas em pé sem sofrimento. Inclusive depois da onda dos sneakers, dá para achar uns modelinhos bem bonitinhos e fofos para usar não só em shows, mas também no dia-a-dia. All Star também é uma boa opção, mas sugiro colocar uma palmilha mais fofinha ou com amortecedor para deixá-lo mais confortável. O mesmo vale para botinhas sem salto e coturno, que também são muito bem vindas, principalmente em dias chuvosos.

#08- Acessórios, o que usar?

Aqui quase tudo. A única dica é evitar coisas muito grandes, que correm o risco de enroscar na roupa de alguém quando você estiver ali no meio da galera, como brincos. Evite também coisas muito pontudas, que possam dar algum problema na entrada do evento e acabar sendo obrigada a jogar fora.

#09- O que fazer com o cabelo?

Rabo de cavalo, coques e tranças são sempre as opções mais seguras e fresquinhas para garantir a dignidade capilar enquanto você curte o festival. Já mostrei nesse post um ví­deo mega bacana de como fazer coques em até 30 segundos.

Para dar um UP no coque ou ainda, para quem tem a sorte de ter um cabelo divo em qualquer circunstância, uma boa opção é apostar em tiaras e, porque não, as manjadas tiaras de flores.

#10- Qual maquiagem fazer?

Não dá para querer ir para um show desses com uma maquiagem elaboradíssima digna de red carpet. Por isso, opte pela máxima do menos é mais.

Faz uma pele linda com filtro solar, base, corretivo, pó, iluminador, bronzer e blush + delineador e máscara de cílios a prova d’agua (importantí­ssimos!). Para dar mais vida, batom colorido é sempre uma boa escolha. Como ficar retocando a cor é sempre um inferno, prefira batons de alta fixação, daqueles que seguram bem o dia inteiro e resistem a goles de água, após comidinhas etc.

#11- Qual bolsa e o que levar?

Bolsas tiracolo e mochilas são sempre boas opções para este momento. Mas lembre-se de que você não precisa carregar o mundo nelas: ingresso (claro!), documento, cartão, dinheiro (nem todos os shows aceitam cartão) e óculos de sol acabam sendo o suficiente para sobreviver aos shows. Para quem for cedo, filtro solar é essencial. Para aguardar entre um show e outro, leve uma canga para sentar no chão (e não sujar o popó). Um mini-kit de emergência, como álcool em gel e lencinhos de papel também são uma boa. Também é bom garantir coisinhas para beliscar entre um show e outro, como barrinhas de cereais, mix de nuts e salgadinhos de soja, que são opções saudáveis e gostosas. Evite levar lí­quidos em garrafas, porque as chances de jogarem fora na entrada são bem grandes.

Lembre-se de segurar a bolsa ou botar a mochila para frente do corpo durante os shows para evitar furtos e outras situações desagradáveis.

tumblr_mcmzs1N5zF1rcwh5ro1_500

Ufa! Essas são as minhas dicas. Se você tiver outra dica além dessas, sinta-se a vontade para colaborar aí­ nos comentários :D.

25 comentários em “O Guia Definitivo da Dignidade em Festivais”

  1. Nathalia Soares às 19:06

    ameei o post, fiz um com os looks resultantes do lolla!
    teu layout é muito lindo! quem fez?
    beeijos

    1. Victoria Siqueira às 22:42

      Aqui: http://www.xcake.com.br/ :D

  2. Natalia P. às 22:50

    nunca esquecer capa de chuva, ou jaqueta impermeável. taí o show do foo fighters pra provar que é necessário.

  3. Carol Bicudo às 22:20

    Vic, que post maravilhoso!!! Sobre bolsas, eu uso um truque: bolsinha a tiracolo + regata larguinha. Quando começa a muvuca dos shows (já fui em show punk e de metal, é MUITO tenso quando começa a primeira banda)eu coloco a bolsa por baixo da regata. No Rock in Rio carreguei os documentos e dinheiro de umas 06 pessoas e não caiu nada, mesmo apanhando feito uma condenada!
    Bjo

  4. Maripê às 21:53

    Vic, amei o post! Só esqueceu uma coisinha: nos dias mais friozinhos (meia estação, por exemplo) também dá pra ir de shorts jeans com meia calça num frio levinho. Além de confortável, fica quentinho e estiloso =D
    Muahh =*

  5. Raissa às 12:47

    Como boa mamaca velha de shows que sou, desde os 14 anos vou de bolsa cruzada, tênis, jeans e camiseta de banda…hahahahaha amei o fuck the police também uso camiseta de banda e sou feliz =]

  6. Mari às 19:28

    MELHOR post sobre looks de festivais que eu ja li!!
    "Os looks são lindos, inspiradores e tudo mais, mas, infelizmente não dá para copiar" bem isso, lindo o look das celebs todas montadas nas lita boots, saltoes com vestido mas pra quem fica la no povão ir vestido assim é pra tipo morrer de cansaço em uma hora..

    Quando fui pra warped tive a brilhante ideia de ir de HAVAIANAS, pior escolha da viida, no fim do dia meu pe estava imuuuundo, graças a grama + lama + um cara q derramou MOLHO no meu pé..

    A combinação short, camisa e tenis pode nao ser a mais estilosa mas é a melhor..

    beijos,
    mari http://guiltyinla.com/

  7. Valeria Bezerra às 12:35

    Nossa Vic não conhecia seu blog, mas já me apaixonei logo de cara, ganhou mais uma leitora…
    Ps: Tb sou apaixonada por The Killers (Brandinho amor eterno), pena que não vou pro Lolla :(

  8. Amanda às 01:49

    Nossa, ótimas dicas! De vez em quando surge nos blogs essas inspirações de looks pra shows com imagens de gente vestindo saia longa, rasteirinha, jaqueta de couro… :P Acho que nem cola. Tem que ser mais despojado mesmo, mais confortável e seguro – mas claro, sem perder o estilo! Dá pra conciliar tudo sim. E maquiagem alta fixação/a prova d'água sempre!
    Não vou pro Lolla (boladíssima, estou) mas acho suas dicas absolutamente válidas!
    Beijo beijo

    1. Victoria Siqueira às 14:44

      Sim! Pq vendo é lindo, mas na hora da muvuca é um caos! HAHAHAHA

      :*****

  9. Lucas Pinheiro às 21:08

    Adorei as leggins e as camisetas de bandas super lindas e personalizadas Boa sorte ;)

    1. Victoria Siqueira às 14:44

      Tks <3

  10. dehshima às 10:57

    No SWU a mulher que me revistou tentou levar TODA a minha necessaire de maquiagem….tinha um Lápis da MAC lá…entrei em desespero
    ela disse que era um "objeto perfurante" puórra! quem eu vou agredir com meu lápis de olho?
    no final troquei uma ideia com ela e ficou tudo certo, mas gente…que absurdo isso…eles podem pegar o que quiserem alegando ser perigoso?

    Levem as maquiagens básicas para sobrevivência e nas versões baratas rs

    1. Victoria Siqueira às 14:45

      SWU foi tenso! Eu fui no segundo dia e a revista tava menos pior do que no primeiro, várias amigas falaram que jogaram até os lanches (!!!!) fora. O foda é pra quem tem restrição alimentar, depender das comidas que tem nesses lugares (meu caso, que eu n como gluten e lactose).

      Tks pelo complemento do post <3

      :*

  11. Ana Júlia QM às 16:30

    Adorei teu post Vic, mas a galera aqui do Rio Grande do Sul meio que nasce com uma manha de ir em festivais porque a temos o Planeta Atlantida todos os anos. Dai as dicas passam dos irmãos mais velhos e no meu caso das primas, o primeiro Planeta que fui eu tinha 15 anos!
    Camiseta+Short Jeans+Tênis é o que há!

    Beijos http://www.anajuliaqm.com

    1. Victoria Siqueira às 14:47

      VDD, vocês tem o PA! HAHAHA :DDDDDD

      Mas é isso mesmo: melhor combinação, melhor conforto <3

      :***

  12. Mari às 15:23

    Ano passado eu fui e fui bem feliz com a minha roupa. Fui com um vestidinho preto e shorts jeans por baixo, um coturno (q eu fui comprar no dia anterior e fiquei suuuper feliz em ter feito isso, pq foi confortável e ter um caninho alto me protegeu de areia batendo na batata da parta e entrando no tênis baixinho. E lá tinha umas lugares bem cheios de areia). Fui com uma bolsa transversal e levei uma jaqueta de moletom. Moletom é mto bom pq é mais molinho que jeans. Deu pra amarrar na cintura, depois troquei e com umas voltas consegui até amarrar na bolsa como se fosse lenço (ñ era boniiiito, mas serviu rs).

    Sobre maquiagem e cosméticos, é bem complicado. Eu sei de gente que teve batom confiscado. Ainda bem q eu não, pq a tonta levou um batom caro (era uma cor ótima e meio translúcida, dava pra retocar sem olhar e era hidratante como balm, se desbotasse não ficava feio, era mto o batom perfeito). Eu vi umas loucas de batom vermelhão retocando com o reflexo do óculos de sol. Se vc é ninja pra isso, até vale rs. Aí passei bastante lápis de olho e delineador no contorno do olho, com produtos c fixação boa e ao msm tempo, se ficasse borradinho de leve era rocker e legal.
    Meu batom nem viram que levei, ele estava no bolso do shorts embaixo do vestido. A mesma coisa maluca pra outros cremes. Uns conhecidos tiveram o alcool gel revistado. Vários seguranças ficaram cheirando e testando pra ver se era alcool gel mesmo e, dps de fazer um drama, liberaram. Mas fica na sorte ou azar.

    E, principalmente, se vc tem um homem q vai c vc, namorado, amigo, whatever, não deixe ele ficar com as coisas no bolso de trás q nem homem gosta de fazer. Ano passado teria sido tudo ótimo se não fosse um iPhone (com fotos da gente lá curtindo e td) a menos depois de sair da muvuca no começo do show do Foo Fighters. É o lugar mais fácil pra alguém roubar na multidão espremida. Usa uma pochete, mas ñ coloca no bolso de trás.

    1. Victoria Siqueira às 14:48

      Tem que tomar cuidado mesmo. Eu sempre vou com alguma bolsa de lado que eu consiga fechar e deixo grudada no corpo, pq senão adeus cartão e celular :~~~~

      :*

  13. Jeniffer - Lado Moça às 14:37

    Post mais do que útil!!
    Cocordo muito com você Vic.
    Quando vou em algum show, meu lema é conforto pra poder aproveitar.
    Normalmente uso all star, short jeans e regata.
    E ai dou uma personalizada nos acessórios e lapis de olho, pronto!
    Tô linda rsrsrs
    Se vamos pra pista, não tem porque montar um look elaborado demais… Definitivamente não vale a pena.

    Bjs http://www.ladomoca.com

  14. Jenny @barangurte às 10:31

    Post pra VIDA!
    Sofri no meu primeiro festival (RiR 2011). Procurei a internet INTEIRA e nada de inspiração de como ir. Virgem que era, acabei errando totalmente.

    1. Victoria Siqueira às 14:48

      AEAEAEAEAEAEAEAEAEAE \o/

  15. galerialeatoria às 13:18

    Adorei as dicas, concordo com tudo, foram ótimas! Vou aproveitar! haha

  16. Gabriela às 12:43

    Muito boas as dicas, mas é bom evitar levar álcool em gel. Só Deus sabe quantas vezes tive que jogar fora tubinhos cheios em entradas de shows. Eles barram mesmo :(

    1. Victoria Siqueira às 13:02

      Sério? AFFFF que bosta! :(

      No SWU levei um pequeno e foi de boa :(

  17. Talita M. às 11:58

    Que invejinha do bem agora!! Estava louca para ir no Lolla esse ano, mas nem vai rolar, infelizmente. Estou depremida.rs Brandon Flowers e cia, Alex Trimble e cia e outros, todos no mesmo festival!!! =(
    Amei o post! mAmei as dicas! Vou guardar para quando for para o proximo festival que eu for.
    Beijos, Talita M.

Deixe seu comentário!