O melhor bolo do chocolate ever (sem lactose e glúten <3)

postado em  •  13 comentários

Depois de alguns dias na dieta free/hard, confesso que começa a bater a vontade de comer uma coisinha mais gostosa, mais caseira, afinal, sou humana. Como contei nesse post aqui, estou fazendo uma dieta anti-alérgica sem glúten nem lactose e, o que pode parecer um tormento para a maioria das pessoas, para mim tem sido a descoberta de um novo mundo e também, de novos sabores e possibilidades.

E o mais engraçado/legal/fofo de tudo isso, é que eu tenho contado com a ajuda (e solidariedade rssss) de alguns amigos. A linda-mor da Paulinha é um bom exemplo disso: fuçou lá no site da Nigela me passou uma receita de um bolo de chocolate aonde a base da receita fica por conta do azeite de oliva e da farinha de coco, que ainda é uma “novidade” ainda bem difí­cil de ser encontrada e consequentemente, cara.

Daí­, fuçando em alguns blogs de nutrição funcional, encontrei uma receita bem parecida com essa, mas digamos que mais próxima a no$$a realidade, levando óleo de canola e… coco ralado como substituto da farinha. Além disso, nesta receita, saí­ o açúcar e entra o adoçante para forno e fogão, tornando o bolo mais amigo da dieta e também, de quem tem alguma restrição, como diabetes. E o melhor de tudo: fácil de fazer (até euzinha que sou 0 habilidade na cozinha, consegui!) e ultra rápido YAYAYAYAYAY!

Fiz outro dia para tomar café da manhã e fiquei apaixonada. A textura fica parecendo de um bolo mesmo e não lembra em nada o gosto do coco. Levei na agência para comer de lanchinho e no fim, acabei dividindo com 2 amigos da agência que amaram o resultado.

bolo-chocolate-glutenfree-receita1

Ingredientes:
4 ovos inteiros
1/2 xí­cara de chá de óleo de canola (mas se você não tiver, pode ser qq outro)
1 xí­cara de cacau em pó
6 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão
1 pacote (100g) de coco ralado seco desengordurado e sem açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó

E agora, como faz?

tumblr_mcs5afhmT31ql5yr7o1_500

Coloque tudo no liquidificador e bata. Pode ser que ele dê uma emperrada, mas não precisa se assustar. Na pior das hipóteses, é só colocar numa vasilha e misturar o resto na mão mesmo.

Escolha uma assadeira pequena, de aproximadamente 20cm. A receita rende um bolo relativamente pequeno, e como ele não cresce, ficar espalhando numa forma grande pode transformá-lo numa bolacha. Na hora de untar, passe só um pouco de óleo com a ajuda de um pincel ou papel toalha.

Daí­ meus amiguinhos e minhas amiguinhas (Palmirinhas feelings), é só levar ao forno por mais ou menos 25 minutinhos e tcharãn, tá pronto seu bolo delicioso e free bitch baby! \o/

bolo-chocolate-glutenfree-resultado

bolo-chocolate-glutenfree-resultado2

Como a textura dele fica parecida com a de um brownie, uma sugestão é variar e jogar algumas nuts na massa pouco antes de assar. Fiz uma versão dessa, com macadí¢mias (<3) e ficou maravilhoso. E ainda tem quem ache que não existe amor sem gluten, lactose e açúcar <3.

13 comentários em “O melhor bolo do chocolate ever (sem lactose e glúten <3)”

  1. fairyfoodtales às 15:22

    Uma delicia essa receita!! Eu fiz usando chocolate do padre (que tbm não contém gluten nem lactose) e açúcar demerara! Ficou sensacional!

    Vitoria, tbm tenho intolerância a gluten e a lactose e tenho um perfil no instagram com dicas de produtos e receitas tudo sem gluten e sem lactose. Me segue e podemos trocar experiências!

    @fairyfoodtales

    bjos, Nath

  2. Monica Matosinho às 21:06

    Que ótimo! Também estou nessa mesma dieta, amiga. Há quase 3 semanas, comecei por sugestão da minha filha, pois estou fora do país e passava mal logo depois de comer certos alimentos mas ñ conseguia distinguir quais. Foi só tirar o glúten e a lactose e o paraíso voltar!!!

  3. Debora às 19:44

    oi, Victoria!
    Obrigada pela receita!
    Fiz com cenoura no lugar de coco (por causa das calorias) e ficou ótimo! Um pouco mais molhadinho, imagino, mas delicioso! :-)
    Beijo!

    1. Victoria Siqueira às 21:49

      Sério? Vou tentar fazer assim também na próxima vez :D

      Tks pela dica <3

  4. Juliana Sena às 00:25

    Sabe que minha endócrina está achando que tenho intolerância a lactose também… Estou um pouco tens com a situação…
    Lindinha suas fotos!

  5. Dafne às 23:07

    O problema é sentir os pedacinhos do coco… Odeio coco ralado! =(
    Beijosss

  6. Regina às 16:19

    Hmm, vou tentar! No caso, na receita original, troca-se o coco ralado pela farinha de coco, certo? (tenho um pacote em casa e quero usar, huahaua)

    1. Victoria Siqueira às 16:34

      Ixi Regina, não sei. Mas tenta, e se der certo, me conta! HAHAHA :D

  7. I Love Pink às 14:40

    Ficou com uma cara ótima, deve ser gostoso!

  8. Kelly às 14:38

    Hum, parece interessante!

  9. Evellen Silva às 14:15

    Nossa, que receita legal, vou tentar fazer :)

  10. galerialeatoria às 12:44

    Vou passar a receita pra minha mãe e pedir pra ela fazer já que eu sou uma negação na cozinha! hahaha Parece bem gostoso. Mas eu acho cacau em pó muito forte, será que dá pra substituir por achocolatado normal?

    1. Victoria Siqueira às 13:42

      Eu fiz com cacau pq é livre de glúten e lactose, mas se vc não tiver esse tipo de restrição, acho que OK. E tem aqueles chocolates, tipo do padre, que é menos concentrado que o cacau em pó :)

Deixe seu comentário!