Brownie sem glúten e em leite, mas com muito amor!

postado em  •  12 comentários

Um dos grandes desafios que eu encontrei desde que passei a evitar o consumo de glúten e o leite por conta da minha intolerância que eu disse aqui, foi buscar alternativas livres destas proteí­nas mas que fossem gostosas de verdade, e não só um tapa buraco para me alimentar. Embora hoje exista muitas opçíµes SGSL no mercado, infelizmente, este tipo de alimentação especial ainda é MUITO cara, por ser algo restrito para um nicho e usar ingredientes alternativos, que por sua vez, também custam mais caro. Fora que nem sempre a gente encontra tudo que a gente quer, então o que nos resta é fazer nossas próprias experiências na cozinha.

Eu até gosto de cozinhar, mas confesso que morro de preguiça de fazer as coisas triviais. Ter uma limitação alimentar me impulsionou a descobrir novos sabores e me arriscar mais na cozinha, chegando ao ponto até de tentar fazer receitas por minha conta e risco. E quer saber? Tenho feito isso com o maior amor, a maior boa vontade, com o sorriso no rosto.

Ontem decidi que tentaria fazer uma receita de um dos meus doces favoritos, Brownie, livre de glúten e lactose. A tentativa foi a partir da receita que eu vi no blog Delishville, especializado em comidinhas delí­cias livres de glúten, com algumas adaptaçíµes por conta da lactose. O resultado não poderia ser melhor: até meus pais, que não tem restriçíµes alimentares, amaram e devoraram a fornada <3.

Ingredientes:

180g (ou 1 barra e 1/4) de chocolate 70% cacau -Lindt e Cacau Show tem!
200g de Farinha de Amêndoas (comprei no site da Zona Cerealista)
3 colheres de sopa de Margarina Vegetal
3 Ovos
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento quí­mico
Oleaginosas da sua preferência e a vontade (usei castanha do pará)

Comofí¤s?

MANTEIGA NíƒO PODE, HONEY BOO BOO

MANTEIGA NíƒO PODE, HONEY BOO BOO

Para começar, quebre o chocolate em pedacinhos e coloque para derreter no microondas. Como varia de aparelho para aparelho, no meu 4 minutos foram o suficiente para ficar bem lí­quido. Enquanto ele derretia, deixei para bater na batedeira os ovos e a margarina, seguido da farinha de amêndoas. Adicionei o chocolate derretido, o açúcar e o fermento e bati por mais alguns minutos. Depois adicionei as castanhas picadinhas e joguei a mistura numa forma untada com óleo. 35 minutinhos no forno elétrico e…

NHAM!

NHAM!

O resultado ficou aquele brownie que nós amamos: com a parte de cima com aquela casquinha crocante e molhadinho dentro. Importante: não desenforme nem tente cortar ele ainda quente, porque ele dá uma debulhada. Segure a ansiedade, deixe-o esfriar bem e corte em quadradinhos!

PALMIRINHA CERTAMENTE TERIA ORGULHO DE MIM!

PALMIRINHA CERTAMENTE TERIA ORGULHO DE MIM!

Minha próxima tentativa vai ser uma versão mais barata e também light, substituindo o açúcar pelo adoçante de forno e fogão e o chocolate em barra por cacau em pó. Se der certo, faço um update aqui! HAHAHAHA :D

12 comentários em “Brownie sem glúten e em leite, mas com muito amor!”

  1. Verônica às 00:28

    Oi, adorei o blog!! A ideia de coisas gostosas tbém poderem ser consumidas por quem não pode ingerir lácteos é tudo de bom, e precisa ser muito explorado ainda. Minha filha de 1ano e 2 meses tem aplv e estou aprendendo algumas receitas p fazer p ela. Sempre fico em dúvida sobre o chocolate 70%. Ele realmente pode ser servido para Alérgicos a proteína do leite de vaca?

    1. Victoria Siqueira às 10:53

      Oi Verônica. A maioria é sem leite, mas vale sempre conferir o rótulo :)

  2. Luana às 16:51

    Dá pra substituir a margarina por manteiga ghee?
    E qual seria a quantidade de castanhas?

    1. Victoria Siqueira às 18:11

      Creio que sim. Não uso Ghee pq tenho alergia a proteína do leite, mas vale o teste. Sobre as castanhas, quanto você achar melhor -tem gente que gosta de mais ou menos.

  3. Gabriela Machado às 17:40

    Essa semana mesmo eu descobri minha intolerância a lactose e sinceramente, não estou me adaptando ao uso da lactase… parece que ela e nada é a mesma coisa :O
    Enfim, com certeza vou testar!
    Obrigada pela dica… bj

    1. Victoria Siqueira às 10:29

      Oi Gabi! Também não me adaptei a lactase. Sou intolerante desde pequena, mas sempre ~reneguei~ minha condição, mas agora tenho tentado levar a sério. Depois de um tempo, você acostuma e tudo fica mais fácil :D

      :*

  4. Camilla Lima às 19:46

    Adorei a receita. Ainda mais sendo gostosa e saudável! *_*
    Vou por em prática, rs.

    Beijos

  5. Jenny às 08:42

    Delicia!
    Adoro fazer brownie *u*

  6. Camile às 23:22

    Eu sou vegetariana, a única coisa que eu tomava de animal era o leite (e derivados) até começar a desenvolver intolerância ao leite ano passado, mas só ao leite cru, continuo comendo queijos e mais queijos (minha perdição). Gostei da receita do brownie, até que deu vontade de experimentar :)

  7. Luly às 22:53

    Ai que delícia!!
    Eu morro de preguiça de cozinhar comiiida mesmo, mas quando é doce eu adoro, sempre guardo as receitinhas numa pastinha aqui nos favoritos, vou guardar essa!!
    Tinham bem uns mil anos que eu não passava aqui, Vivis!!

  8. I Love Pink às 16:34

    Amo brownie e esse me deu vontade!

  9. Kelly às 16:33

    Hummm parece bom, adoro brownie!

Deixe seu comentário!