Churros Assado com Creme de Alfarroba

postado em  •  17 comentários

Umas semanas atrás contei nesse post aqui que nos últimos tempos tenho me aventurado na cozinha na busca dos doces perfeitos sem açúcar e sem lactose (não, não é por moda, só sou intolerante mesmo desde pequenininha). O motivo principal disso é que eu adoro comer (que não, né gente?) e que eu queria provar para eu mesma que comida de dieta e de restrição pode sim, ser saudável e gostosa ao mesmo tempo.

Já tinha me aventurado nesse mundo outras vezes, fazendo um bolo de chocolate sem glúten, sem lactose e sem açúcar e com um brownie de farinha de amêndoas, além das cookies integrais. Todas as experiências que eu posto no blog são resultado de tentativas de sucesso e jamais publicarei coisas que por acaso, tenham ficado ruim. Por isso, boto a casa inteira e os amigos para fazerem o testdrive antes de publicar qualquer receita no blog, para ter certeza de que as coisas ficaram delí­cias de verdade.A minha experiência do final de semana foi uma coisa que eu amo, mas há tempos não comia: <3 churros <3.

churrosfoodporn

Além de ser cada dia mais difí­cil achar um lugar que tenha aquele churros de raiz, não nasci com um estí´mago de avestruz e comer fritura é quase sempre um tiro no escuro (e quase sempre certeiro). Por isso, rolou toda uma emoção quando eu achei essa receita de ~~~churros funcional~~~~ , um nome bonito para uma versão deste doce mais saudável e permitido í  intolerantes e alérgicos de plantão. Antes de fazer, comparei a receita com as “normais” e percebi que quantidade e modo de preparo são praticamente os mesmos, só muda alguns ingredientes. A minha versão é sem açúcar, lactose e glúten, mas se você puder, pode fazer com o que você tiver em casa que muito provavelmente dará certo também!

churros01

Ingredientes

300 ml de água
1 colher de sopa de óleo de coco (pode ser margarina ou outro óleo vegetal)
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar de coco (pode ser mascavo ou demerara)
1 xí­cara de farinha de arroz (pode ser farinha de trigo)
1 ovo
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Coloque em uma panela a água, o óleo de coco, o açúcar, o sal e a essência de baunilha, misture e espere ferver. Desligue e misture, aos poucos (importante!), a farinha até virar um creme. Acrescente um ovo ligeramente batido í  mistura. Coloque a mistura em um saco de confeiteiro com bico pitanga.

Forre a assadeira com papel manteiga e faça os “churros” com o saco de confeiteiro, pressionando-o. Coloque no forno pré-aquecido por cerca de 20-25 minutos. Depois de assado, polvilhe com canela.
Para acompanhar, usei o Creme de Alfarroba com Avelã da Carob House que veio naquele presskit que eu recebi da Natue. Se você não sabe o que é Alfarroba, uma explicação rápida: é tipo chocolate, mas não vem do cacau. Ainda assim tem um gosto que lembra demais o chocolate que nós conhecemos e é uma opção para intolerantes a lactose e para quem tem restrição í  açúcar. E sim, é gostoso pra caramba. Esse creme é tipo um Nutella para intolerantes, que também pode ser facilmente chamado por “puro creme do amor”. Sério.

Se você não tiver Alfarroba, pode usar o doce de leite mesmo (lógico, se você puder né?), geleia, Nutella, brigadeiro ou o que mais a sua mente gordita permitir.

churros4

churros2

churros3

A receita original retirei do blog da Lidiane Barbosa, especialista em culinária funcional, e fiz algumas adaptaçíµes. Fica a dica de leitura para quem também se interessa pelo assunto :D.

17 comentários em “Churros Assado com Creme de Alfarroba”

  1. Mika às 19:11

    Eu tô fazendo aqui, mas a minha massa ficou com uma consistência mais pro líquido, não dá para deixar em forma de churros. Depois que começa ferver tem que deixar por quanto tempo o primeiros ingredientes? Que consistência tem que ficar antes de pôr a farinha? Eu volto a ligar o fogo em algum momento depois?
    Beijos

    1. Victoria Siqueira às 21:49

      Mika, você pode ir colocando a farinha até dar o ponto. Ela precisa ficar numa consistência firme para conseguir fazer a massinha.

      Beijo!

      1. Mika às 22:56

        Obrigada, Victória!

        Como eu fiquei com medo de ficar muito massudo e você ainda não tinha respondido eu acabei cozinhando a massa toda em fogo baixo até engrossar e deu certo!
        Valeu pela receita! Serve muito bem também como snack, para comer com pasta! Comi com uma pasta de húmus, cenoura e azeite que tem aqui em casa e ficou gostoso :)

        Beijos!

  2. Luana às 16:44

    Pode usar adoçante no lugar do açúcar?

    1. Victoria Siqueira às 18:10

      Por sua conta e risco, pq não testei hehe :)

  3. Karina às 22:13

    Gostei muito da dica! Também sou intolerante a lactose… A pouco tempo encontrei a lactase para vender em farmácia (chamado lactosil)… tenho usado e deu super certo! Para quem é intolerante vale a pena, pois fora de casa nem sempre sabemos o que comemos!

  4. vitoriadugo às 01:45

    Aiiii que receita deliciosa!! Pena que é de madrugada, se não faria agora mesmo!
    Beijos http://www.closetinamess.com.br

  5. Maria Fernanda Gonzalez às 19:16

    MEU DEUS essa é a receita que eu precisava na minha vida!!! Churros sem culpa?! SIIIM PFVR!! hahaha Vou testar certo!!

  6. jesse às 16:32

    Me deu água na boca, caramba!!!

    Amei, vou tentar fazer. Beijos!
    http://bruxinhaleitora.blogspot.com.br/

  7. Vanessa às 12:36

    Genteeeeeee!!!! que delicaaa!!!!! Deu até água na bocaaa!!!! Aff… eu quero!! rs

    Bjs, Va! http://www.limarose.com.br
    Acessórios Femininos

  8. Chris Ferreira às 08:44

    Gente, adorei a receita. Assado assim dá pra comer um monte!
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

  9. Isa às 15:29

    Churros é uma coisa maravilhosa de mais né? ♥ Só amooor!
    Como praticamente toda semana, uns dois… Fazendo em casa, haha, acho que vou engordar uns quilinhos aê!

    tofalandoisa.blogspot.com

  10. blogAML às 20:57

    Nossa, babei aqui mas fiquei com uma dúvida. Ele fica ~macio~ por dentro ou ele fica um pouco mais durinho por ser assado? Vou fazer a versão libera geral aqui e queria tirar a duvida antes, hehehhe.

    Beijocas

  11. Loma às 20:55

    Eu salivei! Parece fácil de fazer, só preciso providenciar o açúcar mascavo. Fiquei mega curiosa quanto ao sabor desse creme ai, estou entrando numa dieta por causa do colesterol (comi muita baboseira por ansiedade e ele disparou) e ando nessa vibe de coisas sem açúcar e sem carbs : mas olha: ta de parabéns!

  12. Kitsch Chic (Carol) às 18:31

    MEUDEUS, isso deve ser uma delícia! Eu AMO churros!! <3 Nunca experimentei alfarroba e tô mega curiosa pra provar… espero que não seja muito complicado de achar! Obrigada por compartilhar essa delícia :D

  13. dudssaldanha às 17:25

    Fiquei com água na boca! Mas não como churros porque uma vez eu comi uns 15 churros numa festinha que eu fui quando era pequena e agora até o cheiro me enjoa :(((( pode isso?

  14. mulhervitrola às 16:57

    Amei e vou fazer a versão ~libera geral~, amo churros mas é aquilo: na rua você come um, no máximo 2… em casa, um montão, aí cê imagina o estômago da pessoa depois de comer tanta fritura, haha! Assado é mais de boa. Super curti! Vou já separar uma latinha de leite condensado pq quero com doce de leite *-*

    Um beijo,
    Re

Deixe seu comentário!