Nutella Wannabe e Pasta de Amendoim ~homemade~

postado em  •  31 comentários

Todas as receitas publicadas nesta TAG foram adaptadas para minha necessidade de reduzir o consumo de lactose e açúcar na dieta. Não sou nutricionista nem especialista, apenas uma curiosa em busca de opçíµes saudáveis e gostosas para suprir minha necessidade de doce diária e decidiu compartilhar um pouco das aventuras na cozinha no blog. Se identificou? Confira outras receitas aqui!

nutella-pasta-capa

Já contei aqui que essa TAG aqui no blog só existe, basicamente, como uma forma de compensar minha loucura por doces. Sim, sou dessas alucinadas por açúcar que poderia viver a base de chocolate, mas que infelizmente não posso brincar em serviço porque né, genética is a shit e eu estou aqui tentando fugir da diabetes como o diabo foge da cruz. Isso sem falar na intolerância a lactose, fato que eu reneguei praticamente a vida toda, mas que de um ano para cá tenho tomado mais cuidado por conta das reações

Por outro lado, essa TAG e minha necessidade me fizeram descobrir um novo hobby aos finais de semana: cozinhar. Nunca fui daquelas pessoas que odiavam cozinha, sempre me virei bem, mas dessa vez admito que estou tomando gosto pela coisa, principalmente quando encontro alguma receita incrí­vel para me arriscar.

Esse final de semana não foi diferente e eu resolvi me arriscar 2x em duas receitas que ganharam meu coração e o estômago de todo mundo aqui de casa: Creme de Avelã com Chocolate (aka Nutella) e Pasta de Amendoim.

nutella-pasta

nutella-pasta-cima

O mais engraçado é que as receitas são tão ridí­culas de serem feitas que eu fiquei o tempo inteiro duvidando que elas dariam certo -e imagino que você também ficará. Mas tenha fé que eu juro que dá certo!

Além de fáceis, essas receitas são muito mais saudáveis pelo fato de serem feitas em casa, sem aquele monte de conservantes, gordura e açúcar extra. No meu caso, usei 2 produtos mais naturebas (o açúcar e o óleo de coco), mas estes ingredientes podem ser substituí­dos por semelhantes que não altera nem o resultado nem o sabor. Independente das substituições, o resultado será ainda mais gostoso do que o industrializado <3.

Creme de Avelã com Chocolate (~Nutella~)

gif-nutella

Ingredientes:

1 xí­cara de avelãs sem casca/pele e torradas
120g de chocolate 70%
1/2 xí­cara de açúcar de coco*
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de óleo de coco (pode ser substituí­do por azeite ou qualquer outro óleo vegetal)

*Substituições: se você não tiver em uma dieta de restrição ao  açúcar, pode usar nessa mesma proporção o normal ou o demerara (que é mais saudável que o refinado). Se você tiver restrição e não encontra o de coco, pode usar o de forno e fogão, mas vale comparar as quantidades na embalagem (alguns 1 colher equivale a 1 xí­cara do açúcar tradicional).

Como fazer?

Para começar, coloque as avelãs no processador e deixe batendo. Importante sempre dar uma pausa para uma “mexidinha” com a colher, para que a mistura seja processada completamente. Esse processo leva um tempinho (uns 5 minutos, pelo menos!), então tenha paciência foco e fé. Enquanto isso, derreta o chocolate no microondas (se você não sabe como faz, aprenda nesse link aqui).

Quando você perceber que as avelãs viraram um creme (sim, eu juro que vira!), acrescente o açúcar, cacau em pó, o óleo de coco e o chocolate derretido. Deixe bater por mais alguns minutinhos e… pronto!

nutella-pronta-detalhe

Assim que você termina, a textura fica um pouco mais mole do que a original, mas conforme a mistura “descansa”, fica mais consistente e um pouco aerada por conta das avelãs. Ou seja: amor verdadeiro, amor eterno.

Pasta de Amendoim

gif-pastaamendoim

Ingredientes:

2 xí­caras de amendoim torrado sem casca
1/2 xí­cara de açúcar de coco*
1 colher de sopa de óleo de coco (pode ser substituí­do por azeite ou qualquer outro óleo vegetal)
1 colher de chá de sal

*Substituições: se você não tiver em uma dieta de restrição ao  açúcar, pode usar nessa mesma proporção o normal ou o demerara (que é mais saudável que o refinado). Se você tiver restrição e não encontra o de coco, pode usar o de forno e fogão, mas vale comparar as quantidades na embalagem (alguns 1 colher equivale a 1 xí­cara do açúcar tradicional).

Como fazer?

Coloque o amendoim torrado no processador e deixe bater até virar um creme. Também deve demorar por volta de uns 5-10 minutos, e é importante que você vá mexendo e desgrudando a mistura durante esse tempo. Quando tiver pronto, acrescente o óleo de coco, o sal e o açúcar. Bata mais um pouquinho e tá pronto!

pasta-pronta-detalhe

Tanto a textura quanto o sabor ficam infinitamente melhores do que aqueles que a gente compra no mercado. Como bem definiu minha amiga, é quase uma paçoca de colher -e afirmo que não achei descrição melhor para ela.

As duas receitas renderam, cada um, 2 potinhos desses que tem em torno de 200ml. Ou seja: é pra ter muita Copa, muita coisa gostosa <3 <3 <3 <3

PS: esse blog ainda não virou de gastronomia viu gente? Eu ia segurar esse post para o final da semana, mas preciso admitir que não aguentei esperar :B

31 comentários em “Nutella Wannabe e Pasta de Amendoim ~homemade~”

  1. Camila às 07:59

    Oi Victoria!

    Qual o seu processador?
    Eu usei aqueles minis, de mão, e não ficou tão cremoso quanto o seu.

    Aí quero fazer o picolé de Paçoca agora, vou fazer pra receita dessa.

    1. Victoria Siqueira às 11:36

      Oi Camila!
      O meu é daqueles grandes da Walita. Mas tem que ter paciência, pq demora mesmo. Quanto mais ele bate, mais óleo solta, e ele acaba ficando mais cremoso :D

      Beijo!

  2. Andressa às 14:32

    Yaay, agora eu tenho um triturador e posso fazer as receitas direitinho <3 <3
    Fiz quando você postou e amei, mas foi com o liquidificador, então não ficou tãooo cremoso. Agora comprei um triturador e preciso muito fazer de novo \o/ (aí vim aqui pegar a receita de novo hahaha)

  3. Alice às 00:28

    Uiii que vontade de comer isso!
    Vou tentar fazer no liquidificador e com açúcar normal, espero que dê certo…
    Obrigada pelas receitas de felicidade em pote *—–*

    Ah, e parabéns pelo blog. gostei muuuito!

  4. Edi às 15:47

    Acabei de fazer! Teria ficado uma delícia se eu não tivesse colocado muito sal, hahaha… É que a minha colher de chá deve ter sido turbinada, vou colocar aos poucos da próxima vez… =P

  5. Cláudia Cecilia às 17:51

    Acabei de fazer a nutella! Alguém sabe como faz pra perder as calorias adquiridas?

  6. marina morena às 09:48

    Ei Victoria !
    Resolvi comprar o amendoim já moido, sou dessas que gostam de ir pelo meio do caminho.
    Mas agora que comprei e li direitinho a receita,não vai funcionar né ?
    Pq o item da receita é a gordura q solta enqto tritura,certo ?
    Me conta,oq eu faço ?

  7. Micaelle Malta às 14:09

    Ain que amor! sempre fui apaixonada por esse blog, receitinhas supeeer!! <3

    http://colecionandoborboleta.blogspot.com.br/

  8. Veronica às 12:09

    Se eu consegui fazer, qq pessoa consegue. Fiz a pasta de amendoim e quero passar o domingo comendo. Muito obrigada por postar a receita!

  9. Lisa às 17:27

    Vic, vc torrou as avelãs por quanto tempo? Pq eu vi uma menina comentando que o dela virou uma farinha ao invés de um creme e que por isso era melhor usar a avelã crua… Fiquei na dúvida :s
    PS.: Tô adorando as dicas, descobri a pouco tempo que tenho predisposição a diabetes e to sofrendo por causa dos docinhos :3

    1. Victoria Siqueira às 17:40

      Oi Lisa!

      Então, tem que ser torrada, não tostada, mas assadinha, ou osuficiente para tirar as casquinhas e deixar branquinha. Deixei uns 15/20 minutos. Mas o segredo é ter paciência. A primeira vez que eu fiz, ano passado, também tive a sensação de virar uma farofa e desisti, mas dessa vez deu ultra certo.

      E fico mega feliz de saber que as receitas estão te ajudando <3 tamo junto no mesmo barco de genética is a karma hahahaha

      Beijo :D

  10. Jessica Lauton às 21:07

    Que delíiiicia! Vou fazer Paçoca de Colher djá!

  11. @lufavero às 11:22

    Obrigada, Vic, pela Nutella sem lactose alcançada <3

  12. Iara Noronha às 23:46

    Heey Vic, tudo bem?
    Então, tu tem mais ou menos noção do quanto dura essas receitas bem conservadas?
    Claro, se eu aguentar não comê-las em dois tempos! HAHAHA
    Beijão.

    1. Victoria Siqueira às 21:24

      Ixi não faço ideia, Iara :( dei uma googlada aqui e parece que em torno de 1 mês (mas duvido que dure isso! HAHAHA)

      :*

  13. Marina às 21:33

    gente que isso, quem autorizou essas coisas delicosasss??? ainda bem que nao inventei nenhuma dieta maluca de férias, partiiiu felicidade!

  14. Gleici às 20:50

    Amiga moro no interior e não tem acucar de coco aqui posso substituir pelo comum?

    1. Victoria Siqueira às 20:54

      Oi Gleici! Pode sim :)

  15. Nayh às 15:34

    Nossinhora, que fotos deliciosas. Sério, deu fome. <3
    Eu nunca tinha comido pasta/creme de amendoim na vida, mas semana passada acabei comprando um saquinho de amendoins e fiz essa pastinha. Ficou muito gostoso, ainda mais que sou gordinha e coloquei um pouco de doce de leite no meio para chegar na "textura" que eu queria, hmmm. ;9

    Vou tentar fazer esse creme de avelã depois para usar em uma receita de sorvete que tenho aqui. *-*

    1. Victoria Siqueira às 20:54

      A gente já conversou disso no FB mas: ETA RECEITA MARAVILHOSA <3333333333

  16. NATHALIA TALITA às 13:20

    Esse post é puro amor! Amor na vida toda…TODA! <3

    1. Victoria Siqueira às 14:30

      ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~<3

  17. Chell às 12:15

    Óleo de coco e açúcar de coco? Onde acho isso ??

    1. Victoria Siqueira às 14:29

      É :)

      O Óleo de Coco é mais fácil de achar, mas os 2 você geralmente encontra em casas de produtos naturais. E tem online (e mais barato!) na http://www.natue.com.br (n é jabá, é que o açúcar de coco é mais barato lá que no Mundo Verde, por exemplo).

      Mas não precisa fazer com isso, se você não conseguir. Dá pra fazer com adoçante ou açúcar mesmo no lugar do açúcar de coco e qualquer óleo vegetal (canola, azeite, milho) no lugar do óleo de coco. O gosto fica o mesmo!

  18. lianastefane às 11:58

    Oi,
    queria saber se no liquidificador consegue fazer também?
    Adorei a receita e gostaria de testar :D
    bjuss

    1. Victoria Siqueira às 14:27

      Ixi não sei :~ fiz no processador e não sei se no liquidificador funciona por conta da velocidade das lâminas :~

      1. Kelly às 18:23

        Fiz no liquidificador mesmo, e deu super certo! :D

  19. Loma às 11:01

    GENTE! Eu sou a louca da pasta de amendoim (desde bem pequena) de chegar ao ponto de comer de colherinha, pura. Mas aquele amendocrem (louvado seja) anda me fazendo muito mal do fígado. Como, passo mal: é certeiro. Vou tentar fazer a sua receita e ser mais feliz. Minha mãe anda com a glicemia muito acima do normal, e vamos começar uma dieta aqui em casa para resolver isso.
    Obrigada pela receitinha e as fotos estão lindas, vou compartilhar! <3

    1. Victoria Siqueira às 14:31

      AF amo comer de colherzinha. Esse é bom pq ele não tem gordura extra, é basicamente só o amendoim, então toda a gordura é bem saudável <3 <3 <3. Povo do trabalho definiu a receita como "paçoca de colherzinha" de tanto amor!

  20. Marilia Sestari às 11:00

    Obrigada! *o*

    1. Victoria Siqueira às 14:31

      ~<3

Deixe seu comentário!