Pseudo-Trufas de Chocolate 70%

postado em  •  14 comentários

Todas as receitas publicadas nesta TAG foram adaptadas para minha necessidade de reduzir o consumo de lactose e açúcar na dieta. Não sou nutricionista nem especialista, apenas uma curiosa em busca de opções saudáveis e gostosas para suprir meu desejo diário do docinho de cada dia. Você pode conferir outras receitas clicando aqui!

trufa-capa

Dia desses, estava vendo um post com indicaçíµes de receitas gostosas e saudáveis no Buzzfeed e, dentre tantas coisas deliciosas, uma delas chamou a minha intenção: as trufas ~sem culpa~ do “May I Have That Recipe”. Além de ficar ultra-curiosa com o nome, fiquei tentada a traduzir e tentar fazer a receita, ainda que adaptada, aqui em casa.

Até que um belo dia, aproveitei que eu já estava com a mão na massa fazendo pasta de amendoim e emendei a tal receita, confesso, com os 2 pés atrás e com medo de ter traduzido errado. Mas não é que o resultado ficou muito melhor do que eu esperava?

trufa-corte

O sabor é in-crí­-vel e a textura é maravilhosa, cremosa na medida certa. Aqui em casa fez o maior sucesso entre a famí­lia toda, incluindo minha tia que odeia coisas ~diet~, mamãe que é diabética (e uma das minhas motivaçíµes para me arriscar nessas receitas) e papis que não é muito chegado nos paranauê doces.

E sabe qual é a melhor parte disso? Além de ser sem lactose e sem açúcar (oe!), é ridiculamente fácil de fazer e é ótimo para preparar quando bate a vontade de comer um docinho diferente ou para servir prozamigo em reuniíµes/festinhas.

Ingredientes

gif-trufaingredientes

1/2 xí­cara de chocolate 70% cacau
1 colher de sopa (bem cheia!) de pasta de amendoim sem açúcar (ensinei aqui!)
1/4 de iogurte natural (no meu caso, usei o “sem lactose” da Danúbio)*
Cacau em pó para finalizar

*Para veganos, substituir essa quantidade pelo creme de aveia, soja ou iogurte vegetal. Para quem não tem intolerância, pode substituir pelo iogurte grego natural

Como fazer?

gif-trufamistura

Derreta o chocolate no microondas (ou em banho-maria). Depois, acrescente o iogurte, a pasta de amendoim e misture bem. Leve para a geladeira e aguarde entre 15-30 minutos, ou até que fique durinho.

Depois, é fazer bolinhas tipo brigadeiro, passar no cacau em pó para finalizar e se deliciar com essa maravilha <3.

gif-trufafinal

Para quem preferir, dá para incrementar essa receita com uma colherzinha de chá de rum ou conhaque para ficar com mais gosto de trufa ou ainda, colocar pedacinhos de nuts ou frutas secas tipo damasco.

No mais, acho que todos vocês deveriam fazer essa receita e fazer esse carinho para seu estí´mago porque o resultado é muito, mas muito amor mesmo <3.

14 comentários em “Pseudo-Trufas de Chocolate 70%”

  1. Flavinha às 08:46

    Oii, aqui em "1/4 de iogurte natural" seria 1/4 de xícara ou 1/4 do pote do iogurte?

  2. fer às 14:51

    Só que a receita não é 0% açúcar. O chocolate com 70% de cacau tem uma quantidade considerável.

    1. Victoria Siqueira às 23:55

      Tem marcas que oferecem opção 70% cacau sem açúcar :)

      Beijo!

  3. Fernanda D. Stefani às 14:38

    O que daria pra substituir o amendoim? Não gosto muito de sementes/grãos no meio na comida, mas fiquei com muita vontade de testar a receita! Beijos.

    1. Victoria Siqueira às 23:56

      Oi Fernanda!

      Então, na verdade o que vai é a pasta do amendoim (tem a receita aqui http://www.borboletando.org/2014/06/nutella-wanna… e o resultado não fica com a textura de grãos :)

      Beijo!

  4. Ana Luiza às 20:06

    Oi!
    Sempre fico a fim de testas umas receitinhas novas e, depois de ler esse post, com certeza fiquei com mais vontade ainda! Curti muuuuito a dica!
    Beijos,
    Ana Luiza
    http´://coisasafiins.blogspot.com

  5. Carol às 18:40

    Vic do céu, tô me acabando nas tuas receitas menina!até comentei no inta esses dias…o que são essas trufas?quase comi tudo de colher, de tão boas que ficaram. Suas receitas são todas facílimas de fazer, tô muito in love com teu blog. Além de linda, adoro o jeito que você escreve, ganhou uma seguidora fiel!

    Beijão

    1. Victoria Siqueira às 08:32

      AFFF CAROL me mata de tanto amor <3 <3 <3 conseguiu dar tempo de enrolar? HAAHAHA essas trufinhas são mto amor <3

      Eu tento sempre fazer receitas fáceis de vdd e sem complicação pq eu morro de preguiça de cozinhar, então que sejam coisas fáceis, descomplicadas e gostosas né? Fico muito feliz em ler isso aqui <3 <3 <3

      :***********

      1. Carol às 16:25

        Hahahaha, você que é muito amor, muito bom ainda encontrar blogs como o seu!Então, resisti bravamente a tentação e enrolei sim…a manteiga de amendoin que sobreviveu apenas 1 semana!hahaha….ainda tenho a nutella (que já está com os dias contados, rs)… estou comendo quase todo dia com panqueca de banana, afffff…..Mas sério, AMEEEEI suas receitas e to vasculhante teu blog desde semana passada!
        Beijão e ótima semana!

  6. sayonara às 16:23

    Oi Victoria, conheci o seu blog por causa dessas receitinhas sem lactose e adorei. Minha irmã tbm tem intolerância. Gostaria de saber de qual marca é esse chocolate 70% que vc usa nas receitas.

    1. Victoria Siqueira às 08:30

      Oi lindeza! Ai que amor <3 hehehehe to tentando adaptar receitas gostosas à necessidade e fico feliz em saber que estou ajudando vocês!

      Sobre o chocolate: a maioria dos 70% cacau são feitos a partir da massa de cacau e soja, só dar uma conferida no rótulo antes pra ter certeza. A Nestlé tem uma barra profissional assim, daquelas de 1kg. Tem Lindt, Cacau Show com aquelas barras de 100g :D. Vou tentar descobrir mais, se achar, te aviso!

      Beijo :)

  7. marina morena às 14:25

    meu deus,geralmente nao acredito quado falam que é ''realmente fácil de fazer'' ,mas vejo só, É REALMENTE FÁCIL DE FAZER. Tbm to nesse vibe e olha,muito obrigada! Já agradeço tbm pela receita da pasta de amendoim.

  8. dudssaldanha às 13:39

    Tudo parece tão gostoso e maravilhoso que eu tô tentada a reduzir o açúcar na MINHA dieta e tentar tudo isso nas férias <3

  9. Rodrigo às 13:32

    Vou testar pela curiosidade e pela facilidade da receita. Parecem cajuzinhos. Saudades festa infantil.

    Minha mãe também é diabética e adora doces, acho que ela vai gostar.

Deixe seu comentário!