O inacreditável Pão de Mandioqueijinho (ou pão de queijo sem queijo!)

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Quando conto que sou intolerante a lactose e, mais recentemente, alérgica a proteína do leite, uma das coisas mais me perguntam é: “como você consegue ficar sem leite e derivados?”

A resposta é simples: vivendo. E digo que, ao contrário do que muitos acham, continuo vivendo e muito bem, obrigada. Já contei aqui no blog em outras ocasiões que, apesar de saber da minha intolerância desde pequenininha, sempre fui um pouco negligente com relação à isso, já que só o leite ou derivados com muita concentração de lactose me faziam mal. Mas com o diagnóstico da APLV, a coisa mudou de figura e hoje, o quanto eu puder evitar, melhor para mim e para minha saúde. Desde que eu eliminei o leite por completo da minha dieta, minha vida melhorou em muitos aspectos e percebi o quanto o consumo dele afetava no meu dia-a-dia, desde uma redução drástica nas urticárias e crises de sinusite, até disposição e concentração.

Porém, apesar de viver super bem sem o leite e derivados, confesso que sinto falta de várias coisas e que, aos poucos, tenho buscado adaptações possíveis e gostosas das minhas coisas favoritas. Uma destas coisas era o pão de queijo, que sempre foi minha opção de café da manhã ou lanche da tarde em dias corridos e amô-vdd ao lado da coxinha. Daí que, num dia desses fuçando na Internet, encontrei uma receita que tinha como base a mandioquinha (ou batata salsa/baroa, como é conhecida em outros lugares do país), e nenhum resquício de queijo ou derivado de leite. Confesso que quando eu vi, achei que fosse ficar com gosto de qualquer coisa e que a última coisa que pareceria era um pão de queijo mas, felizmente, me encanei redondamente: o resultado ficou incrível em todos os sentidos.

O melhor desta receita é que ela é muito fácil de fazer, pode ser consumida todo mundo, inclusive quem tem intolerância ou alergia ao glúten e também por veganos, já que a receita não leva ovos nem qualquer outro tipo de proteína animal. Tanto a textura quanto o gosto ficam muito próximos à receita tradicional tanto que, se você não contar que não queijo na massa, ninguém vai perceber nenhuma diferença. Aqui em casa a receita é sucesso e até meus pais que não tem alergia, aprovaram e sempre devoram quando eu faço.

Ingredientes:

500g de mandioquinha cozinha e amassada (até virar um purê)
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1/4 de óleo vegetal (usei azeite, mas pode ser qualquer óleo que você tenha em casa!)
1/2 de água quente
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes até virar uma massa uniforme e bem consistente. Caso seja necessário, acrescente um pouco mais de polvilho para deixar no ponto. Faça bolinhas no tamanho desejado e coloque numa forma untada com óleo. Leve para assar em fogo médio-alto por 35-40 minutos, ou até as bolinhas “estourarem” e ficarem crocantes.

Essa é uma massa básica, mas você pode turbinar para deixá-la mais nutritiva e/ou saborosa. Para quem é diabético ou está de dieta, pode acrescentar farinha de linhaça ou chia à massa, já que estas fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico, presente no polvilho e na mandioquinha. Também pode incluir ervas e especiarias como alecrim (a-m-o!), orégano ou pimenta, para variar o sabor ou dar um toque diferente à receita.

Testou? Amou? Volta aqui pra contar para mim nos comentários ou me marca no Instagram, @borboletando. Vou amar saber sua opinião e ver o resultado <3.

30 comentários em “O inacreditável Pão de Mandioqueijinho (ou pão de queijo sem queijo!)”

  1. Káthia Leal às 09:15

    Obrigada pela receita! Sou mineira e não imagina a falta que sinto de poder comer um pão de queijo bem quentinho. Gostaria de saber se é possível congelar o pão de mandioquinha.

    Abraços e obrigada!

  2. Valeria às 18:34

    Eu ja faco assim ha algum tempo . Meu filho e eu adoramos o ” falso pao de queijo feito de mandioquinha” !!! E uma delicia!!! Nos somos intolerantes ao gluten e ao leite e derivados . Nos nos adaptamos super bem, nao sentimos falta de nada e estamos bem saudaveis!! Eu ainda adiciono oregano na massa e as vezes, faco com 2 batatas inglesas medias e 2 da baroa e a textura fica divina!! Nada do que uma boa criatividade para acrescentar mais sabores!! Val

  3. Amanda às 16:44

    Minha mãe fez e ficou perfeito, amei obrigada. Descobrir a intolerancia a 1 ano e desde então ficava com lombrigas vendo meu irmão comer pão de queijo e eu não rsrs.

  4. Júlia Duarte às 22:48

    Poooourra meu! Bem mais fácil do que a receita do pão de queijo normal, porque aqui é mineirisse e só faz com meia-cura que dá um trampinho. Mas se você tá dizendo que o gostinho fica igual, tá dito, fora que parece que fica beeem sequinho, né? Nada de nadar em óleos, amo. Vou tentar fazer pra mim e pra mozers (já que tô devendo uma sessão de culinária mineira pro moço) e ainda vou sair linda de bonita pela gostosura/facilidade da receita. Vic: tinhamo ? Ainda tô atrás de fazer aquela Nutella caseira e a trufa 70%, mas podexá que nas férias vai ser só gordice, só que light e sem gluten pq Borboletando Book Of Recipes™ salva.

    Beixonssss, Jú.
    http://www.twolia.tk

  5. Ana Thurler às 21:56

    Ameeei! Preciso tentar urgentee!
    adorei o blog :)
    bjs
    Ana

    1. Victoria Siqueira às 22:24

      Experimenta e depois me conta o que achou <3

      Beijo!

  6. steh às 17:29

    Parece bom isso ai =) Vou fazer!!

  7. Flávia Kitty às 13:23

    Amei a receita, vou fazer :) beijokas

  8. Giulianna às 17:43

    Ai, fiquei com super vontade de fazer >_< Ainda mais que eu nao posso com lactose! Mas nunca vou achar esses ingredientes pois moro em outro país. Talvez role usar um tipo de polvilho só?

    (to amando esse layout novo, sempre visitei aqui e nunca comentei hehehe, não vinha fazia um tempo ^^)

  9. Julia às 13:08

    Zeeeeenty! Isso parece uma delícia. Acho que teremos Julia na cozinha.
    Beijo.

  10. Carla Vieira às 09:45

    Minha prima é vegana e acho que vai adorar a receita. Gostei muito do post ? Beijos

  11. Gabi Barbará às 08:28

    Eu venho aqui na maior tara que nao iria gastar mais uma fortuna em queijo pra fazer pão de queijo na Asia (tem que comprar 3 tipos de queijos pra dar a textura do Minas curado – cada queijo custa por volta de 200, 300 pesos… sente a tensão) e PAH.

    Não existe mandioquinha nas Filipinas.

    Gabriela Barbará em…. a arte de se f*der <3

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    1. Raquel Arellano às 21:03

      Gabi, você pode usar batata doce no lugar da mandioquinha. Ou batata inglesa mesmo. ;)

    2. Maialu às 19:02

      Oi Gabi. Ai na Asia tem Inhame ou algo parecido, segundo minha amiga filipina, e com ele funciona tambem, fica delicioso.

  12. Babee às 18:09

    Repassando esta receita maravilhosa pra minha cunhada fazer pro meu irmão, ele tem tolerância também e acho que ele vai amar, a cara ficou ótima, estou com fome :~~~~ <3

  13. Gabriela Freitas às 15:01

    MUITO bacana! Principalmente pros veganos, é uma dica que vale a pena testas.

    http://www.novaperspectiva.com/

  14. Mariana Moura às 23:47

    Confesso que torci o nariz porque não tem queijo (queijo é um negócio que eu acho que tem que ter em qualquer coisa), mas parece ser gostoso, acho que vou tentar fazer, principalmente como opção de lanche. Valeu, Vic!

  15. Gabi às 20:27

    Gente, jamais conseguiria viver sem leite e derivados :O Tem dias que chego a tomar três ou quatro xícaras de leite.
    E realmente, se me oferecessem esse pão de ~queijo eu comeria sem resistência, fica iguaaal!

  16. Poly às 17:14

    Estou sem saber o que dizer… sou do time que só come batata baroa COM queijo, pq pra mim aquele trem é horrível. Aí substitui o queijo pela baroa… tela azul hahaha
    Testarei (mas quando o preço da batata baroa diminuir, 8 dilmas o kg dá de matar).

  17. Cristiane às 16:25

    Pode ser feito com batatinha?

    1. Victoria Siqueira às 16:41

      Oi Cristiane! Ô, as receitas que eu peguei de base para essa diziam que podia ser usado batata, mas não cheguei a testar, então não quis indicar como alternativa. Se der certo, me avisa? :D

      1. Raquel Arellano às 21:24

        Pode sim! \o/

  18. Loma às 15:30

    Meio com preconceito por não ter queijo mas fiquei curiosa pra testar! Adorei, Vic! Obrigada por compartilhar <3

  19. Guilherme Lima às 12:27

    Wow <3 Ótima receita, vou fazer pro fds :)

  20. Paula às 11:12

    Parece ser uma delícia! Eu que sou vegetariana então, amei, vou testar :)

    1. Victoria Siqueira às 12:21

      Depois me conta o que você achou <3 <3 <3

  21. Rosana às 10:46

    na agua quente é meia xicara?

    adorei a receita! fica com a msm consistencia que o pao de queijo original?

    1. Victoria Siqueira às 12:21

      Sim, Rosana! :D
      E sobre a textura, fica bem parecida sim. Quentinho fica ainda melhor!

      Beijo

  22. Anna às 10:01

    Amei!!! Vou fazer no finde!

    1. Victoria Siqueira às 12:19

      <3

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