Receita: picolé de Negresco (sem leite!)

postado em  •  51 comentários

picolenegresco1

Já chegou verão, calor no coração -e aonde quer que a gente vá. E nessa época do ano confesso que não consigo pensar em outra coisa a não ser beber e comer coisas geladinhas e refrescantes como chás, sucos, saladas e sorvetes.

Este verão foi oficialmente o meu primeiro sem qualquer derivado de leite. Já contei no blog minha relação com o leite em outros posts e, embora seja diagnosticada como intolerância a lactose desde pequena, insistia em tomar sorvetes industrializados convencionais (e arcando com as consequências). Com o diagnóstico da APLV e de entender os riscos que o consumo pode trazer no futuro, decidi levar a dieta sem leite a risca e por conta desta nova condição, vivo testando e inventando receitas para tentar ajudar outras pessoas com as mesmas dificuldades a encontrarem alternativas mais saudáveis e tão gostosas quanto.

Apesar de ser louca por sorvete de frutas, confesso que ás vezes batia a vontade de tomar um sorvete cremosinho e foi a partir disso que eu criei esta receita, usando apenas 3 ingredientes e levando como ingrediente-base, o leite de coco -sim, aquele de garrafinha que vende em qualquer supermercado. Para quem tem intolerância, APLV ou é vegano, o leite de coco é uma mão na roda e dá para criar várias receitas a partir dele, inclusive brigadeiro (receita que eu prometo publicar aqui em um futuro próximo!), que não deixam nadinha a desejar para os tradicionais.

E foi assim que nasceu essa receita de picolé cremoso de Negresco sem qualquer resquício leite, inclusive na bolacha. Uma receita ridiculamente fácil de fazer, prática, gostosa, sem ingredientes mirabolantes e sem leite para fazer seu verão mais feliz, gostoso e sem consequências indesejáveis.

Ingredientes:

ingredientesnegresco

1/2 pacote de Negresco (sim, não tem leite!)
400ml de Leite de Coco Tradicional (sim, aqueles que vendem no mercado. A quantidade é equivalente a 2 garrafinhas)
1/2 xícara de café de Calda de Agave (escolhi o agave para reduzir um pouco o açúcar da receita, mas se preferir, pode substituir por 1 xícara de café de açúcar demerara, de coco ou tradicional)

Modo de Preparo:

picolenegrescopreparo

Primeiramente, despeje o leite de coco em um recipiente e coloque no congelador por mais ou menos 1 hora ou até ficar bem gelado (não congelado, pfvr). Depois, coloque a mistura no processador (ou batedeira) e deixe bater por uns 10 minutos, ou até ficar com uma textura mais grossa, semelhante ao chantilly. Quando estiver com esta textura, acrescente a calda de agave ou açúcar e deixe bater mais um pouquinho. Depois, acrescente as bolachas picadas a mistura e despeje nas forminhas de picolé. Aguarde pelo menos 3 horas, desenforme e pronto! <3

picolenegresco2

picole3

nhamgif

A receita rende mais ou menos 10 picolés do tamanho tradicional. As minhas forminhas comprei no eBay, mas elas são super fáceis de encontrar em lojas de utilidade doméstica, supermercados ou depósitos de doces e material para confeitaria. Para quem não gosta de Negresco, não come chocolate ou quer dar uma variada na receita, uma dica é aproveitar a base da receita e substituir a bolacha por coco ralado. Assim, você ganha um picolé de coco ultra gostoso e super cremoso.

Gostou dessa receita? Se fizer, me marca no Instagram @borboletando ou volta aqui para contar o que achou. Quer ver outras comidinhas sem leite mas cheias de amor? Então clica aqui para ver outros posts da TAG!

51 comentários em “Receita: picolé de Negresco (sem leite!)”

  1. Laiene Vieira às 21:06

    Ola! Estou encantada com o picolé. Obrigada por compartilha.
    Queria saber se você postou a receita de brigadeiro com leite de coco.

    Beijos
    Sucesso.

  2. PRISCILA FERREIRA às 15:06

    No próprio site da nestlé fala que pode conter traços de leite, então se a pessoa tem uma intolerância mais grave ela corre sérios riscos de saúde com essa sua receita , onde você ate frisa que a bolacha não tem leite.Cuidado você esta lidando com unumeras pessoas e isso requer no minimo atenção e respeito. LEIA OS RÓTULOS !!!

  3. Thais Alves às 14:45

    Victoria, tenho 36 anos e fui disgnosticada com severa intolerância a menos de 2 meses, nos últimos 6 meses vinha sofrendo de insuportáveis mal estares e dores e tudo mais que você conhece bem, mas graças a Deus pelo menos descobri, mas ainda tentando me adaptar. Dificil, muito dificil, ainda mais para uma apreciadora da gastronomia, tem horas que acho que vou enlouquecer, por isso só tenho a te agradecer pela receita do picolé de negresco e pacoça, amo sorvetes e essa é parte que o sofrimento aumenta rsrs. Um bjo grande e vai postando receitinha semmm lactose por aí e eu acompanhando por aqui.

  4. Adriana às 16:21

    Adorei, pra mim esse mundo sem leite é novo, acabei de descobrir que o meu filho é alérgico, infelizmente. Obrigada pela dica.

  5. tereza.duarte às 18:46

    Adorei sua receita diferente e muito especial.

  6. Jocemara às 22:09

    nossa pessoal amei esta receita, esta bolacha consegui liberar pro meu filho comer pois ele tem APLV, e não deu reação, ele vai adorar !!!

  7. Jessimara às 18:59

    Receita maravilhosa, ótima ideia, deve ter ficado deliciosa chega deu água na boca aqui…porém acho q vc deve ressaltar lá na receita q negresco tem sim traços de leite, e quem possui essa restrição não deve fazer o picole… mtas mamães com filho APLV e talvez não tão atenta assim, podem confiar cegamente q não tem nadica de leite na bolacha fazer dar aos filhos ou mesmo consumir e depois amamentar (meu caso) e os filhos podem ter reações severas… vale o cuidado! bjocas! !!

  8. Suzana às 18:30

    Victoria, meu filho é aplv, não pode nada como leite e nem traços… Negresco não possui leite, mas traços sim né?

    1. Victoria Siqueira às 19:09

      Oi Suzana!
      Vale você conversar com o médico dele para que ele possa dar uma melhor orientação com relação à isso. Minha alergia não é tão agressiva (ela só se manifesta com vergões pelo corpo), então fui liberada pelo alergista à comer coisas com traços de leite esporadicamente.

      Beijo :)

    2. Jessimara às 19:01

      Tem traços de leite e como aí tem essa restrição não consuma!!!

  9. cris às 20:17

    que delicia de receita. mas victoria, tem ctza que negresco nao tem lactose? por causa da parte escura, pensei que fosse choco hahha bjos, conheci hj o blog e to in love.

    1. Victoria Siqueira às 10:19

      Oi Cris, sim! Não é feito de leite, tanto a parte escura quando o recheio :D

      E obrigada <3 em breve vou publicar mais receitas maravilhosas!

  10. Daniela às 16:16

    Victoria, que maravilha de receita!!! Vou correr no mercado agorinha! Eu não tenho problemas com leite, mas meu bebezinho De 2 meses tem e por conta da amamentação tive que cortar tudo de leite. Eu já sabia que Bono de qualquer sabor não leva leite, mas Negresco é não sabia! Ótima ideia de usar o leite de côco pra tudo! Eu estou agora atrás de algum leite para usar no café, já experimentou o leite de aveia? Sabe se presta?

    Beijão!

    1. Victoria Siqueira às 17:24

      Oi Daniela!
      Ai que bom que você gostou <3. Morro de dó de quando as crianças são diagnosticadas logo cedo, mas o lado bom é que hoje tem muitas alternativas.

      Sobre o leite: eu nunca combinei leite vegetal com café, então não consigo te indicar uma opção que seja melhor. Geralmente eu tomo leite de amêndoas ou arroz, mas bato com frutas ou faço chocolate quente (qnd tá frio). O de aveia dizem que é bom, mas nunca experimentei :~

      Beijo!

  11. Ludimara Souza às 14:45

    Que fácil, quando vi a foto no face, pensei que fosse mais complicado! Amei a opção de leite para veganos ou quem tem intolerância a lactosa! Quero testar qualquer dia desses, dificil será encontrar leite de coco aqui, mas quando o fizer te falo se deu certo.
    :*

  12. Mariana Afonso às 12:27

    Aii amei !!
    :D
    Vou testar com certeza!!
    Beijos.

  13. Eveine às 11:10

    Se eu usar açúcar comum, tenho que fazer calda? Igual de pudim? Não entendi direito essa parte….

    1. Victoria Siqueira às 11:15

      Pode usar o açúcar direto mesmo! Eu uso a calda de agave pq ela já vem assim, mas pode colocar direitinho :)

      Beijo!

  14. Mayla Henrique às 16:04

    Oie

    Amei a receita, e já vou tentar fazer, é muito simples e parece bem deliciosa.

  15. Jéssica Almeida às 17:28

    Nossa, amei a receita! Irei fazer com toda a certeza!

    Que delíciaaaaaaaa, amei!

    Beijocas

    tecermoda.blogspot.com.br

  16. Juliana às 10:28

    meu deuuuuuuuuuuuuus que receita maravilhosa mulher! Fiquei babando só de ver, vou no mercado comprar as coisas para fazer agora! Eu criei um blog a pouco tempo, se tiver interesse e quiser passar lá vou ficar muito feliz! Verbalizarse.wordpress.com

  17. Bianca às 08:36

    Eu preciso de um picolé desses *-*
    Apaixonada por essa receita ?

  18. Para Sempre New York às 22:08

    Vou fazer, se der amanhã mesmo <3

    Beijos !!
    http://parasemprenewyork.blogspot.com

  19. Camila Faria às 15:49

    PÁRA TUDO que eu preciso de um picolé desses pragorinha! Gente!!! *-*

  20. Viviane Barros às 10:54

    MEU DEUS! Para TUDO! Eu to apaixonada! Não sou intolerante, mas tenho Retrocolite e não posso exagerar na lactose! Por isso, eu AMEI! Primeira vez no blog e já estou morrendo de amores!

    https://ummundonovoemqualquerlugar.wordpress.com/

  21. Carla Vieira às 12:19

    Já tenho duas receitas guardadas agora, uma de picolé de côco maravilhoso (http://true-luv.com/picole-de-coco/) e agora essa maravilhosidade <3 <3 eu estou vivendo a base de sorvete hehe

    E para o pessoal que quer comprar forminhas ó: http://www.paraisodosconfeiteiros.com.br/Picoleteira-Plastica-Para-6-Picoles/prod-2368904/

    Beijos e adorei a receita

  22. Gui às 11:31

    Passando aqui também só pra falar que: ainda não superei e não vejo a hora de fazer o meu.

    socorro!

  23. yasnaya às 09:22

    Acho que essa vai ser a única coisa que farei na vida depois de brigadeiro.

  24. Bettie - Pin up That Girl às 08:30

    Olá Victoria,
    nossa fiquei doida para fazer o meu logo!
    Beijos

  25. May às 18:53

    MAS OE! Que receita delíicia! Pena que estou na Dukan, levando a sério, e não posso fazer agora, mas com certeza é uma receita que vou guardar aqui pra fazer mais tarde! <3

    Beijão,
    May :*

  26. Duds às 18:47

    YAY RECEITA MARAVILHOSAUR <3 <3
    vic, dá pra usar oreo também, porque também não vai leite. mas acho que tu já sabe HSOAHSOHAOI

    arrasou!

  27. Juliana Rabelo às 17:45

    VOU
    COMER
    MUITO
    PICOLÉ!

    Melhor receita da internet <3

  28. Marina às 16:48

    Negresco>>>>>>oreo. Apenas apaixonada por essa receita <3

  29. Fê Gonçalves às 16:46

    Vic, que receita TOP, arrasou!!! Beijos

  30. Larissa às 16:39

    AH MEU DEUS!
    Estou te amando Vic, deve ser muuito bom e com certeza vou tentar fazer.
    AMEI o blog, ganhou uma fã…s2′
    http://blogumameninaquasemulher.blogspot.com.br/

  31. Renata Gomes às 16:23

    Tenho um pouco de receio a coco (minha mãe diz que é “reimoso” kkkkk), tem como fazer com outra coisa?

    1. Victoria Siqueira às 16:35

      Oi Renata! Não sei pq não testei, mas uso o leite de coco como substituto de tudo que eu usaria creme de leite, leite condensado e iogurte e da super certo hehe :). Acho que o único substituto ideal seria o creme de leite pra chantilly mesmo, mas como eu não como, não posso afirmar se o resultado fica parecido.

      Beijo!

  32. Patty às 14:47

    vic, fica algum resquício do sabor do leite de coco?
    eu tenho horror a coco mas quero muito testar a receita hahahhahahah #traumas

    1. Victoria Siqueira às 15:22

      Nadinha Patty! Leite de coco tem gosto mais neutro e dps que bate, fica com gosto de tudo, menos coco hahha. Se vc quiser, coloca um pouco de essência de baunilha pra garantir <3

  33. Renata Chames às 13:08

    Cara, isso deve ta apenas DOS DEUSES!!!!!!! Não mata a gente de vontade assim, vic!

  34. Tati às 13:07

    Não tenho problemas com leite mas adoro ver receitas que não contenham e saber sobre substitutos que posso usar nas receitas. Eu apenas amei esse picolé e não imaginava que negresco não tinha leite! Vivendo e aprendendo hahah (borboletando também é cultura, né)
    Tô amando essa receita e já quero ir no mercado comprar os ingredientes pra fazer, óbvio que se eu fizer tirarei umas fotocas e vou te marcar lá no insta pro cê ver minha obra de arte também.
    Pode substituir Agave por Mel? Amo mel <3

    1. Victoria Siqueira às 15:27

      Eu também não sabia, Tati. Quem me contou foi uma amiga vegana e eu fiquei mega feliz por poder comer alguma coisa “normal” hahaha! E pode sim, só a proporção que eu não sei qual vai ser (mas vc pode ir experimentando e colocando de acordo com seu gosto).

      Beijo lindeza <3

  35. Wanila Goularte às 12:15

    Certeza que hoje ainda vou testar! hahaha

  36. Paola Alves às 11:02

    Nossssssssssssa que delícia! Super fácil de fazer! Com certeza vou tentar ??? Amo seu blog! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  37. Lorenna Guerra às 10:54

    Comprando os ingredientes hoje mesmo!!! O que eu não sei é se vou achar forminha por aqui ‘-‘

  38. Tassia às 08:14

    Que boa ideia :)
    Eu também sou intolerante à lactose, mas não vivo sem queijo.
    bjs

    1. Victoria Siqueira às 23:07

      Eu também, até que descobri que tenho alergia a proteína do leite. Que morte horrível :( HAHAHA!

      Sabia que tem queijo sem lactose? Eu não posso mais comer, mas fica a sugestão pq eu cheguei a comer antes de descobrir a APLV e era: maravilhoso! <3

      Beijo lindeza!

      1. Tássia Rebelo às 11:36

        Ah, eu vi que tem, mas nunca procurei. Só como queijos muito gordurosos porque têm menos lactose, daí não passo mal. Morro de medo de ter alergia :((

      2. Lucimara às 12:15

        Você poderia me indicar o queijo?

  39. Mari Cruz às 08:00

    morri com essa receita… que delíciaaaaa! me deu água na boca! *—-*

    1. Victoria Siqueira às 23:06

      *O*

Deixe seu comentário!