Receita: picolé de paçoca sem leite <3

postado em  •  56 comentários

capapicolepacoca

Eu já disse que eu AMO paçoca? Pois bem, eu amo paçoca e qualquer doce que tenha amendoim no meio. Amo mesmo, talvez mais do que chocolate que eu ando conseguindo viver de boas sem. Mas paçoca amigos, não dá para viver e todas as vezes que eu prometi que não comeria mais, falhei miseravelmente.

Outro dia, fui em uma paleteria mexicana e vi que eles tinham um sorvete de paçoca, mas como vocês já podem imaginar, tinha leite e obviamente, eu não poderia comer. Mas com o resultado super positivo do picolé de Negresco, achei que com algumas adaptações, seria possível tornar meu sonho do sorvete de paçoca próprio sem leite em realidade. E não é que deu muito, mas muito certo?

Bom, e é claro que eu não poderia deixar de dividir essa com vocês, ainda mais depois de saber do tanto de gente que eu ajudei com a receita da semana passada. Assim como o de Negresco, usei como base o leite de coco tradicional e apenas acrescentei a pasta integral de amendoim, que eu também já ensinei como fazer num passado não tão distante do blog. Ou seja: com apenas 4 ingredientes, você pode fazer um dos melhores picolés da sua vida, sem complicações. Vamos a receita? :D

Ingredientes:

picolepacoca-gif

– 200 ml de leite de coco tradicional (ou 1 garrafinha)
– 3 colheres de sopa de pasta integral de amendoim (tem receita aqui!)
– 1/3 xícara de café de calda de agave (escolhi o agave para reduzir um pouco o açúcar da receita, mas se preferir, pode substituir por 1 xícara de café de açúcar demerara, de coco ou tradicional)
– 1 a 2 paçocas (vai depender do tamanho e de quantos pedaços você vai querer colocar na mistura)

Modo de Preparo:

mododepreparo

Primeiramente, despeje o leite de coco em um recipiente e coloque no congelador por mais ou menos 1 hora ou até ficar bem gelado. Depois, coloque o leite de coco no processador (ou batedeira) e bata por uns 10 minutos, ou até ficar com uma textura mais grossa, semelhante ao chantilly. Quando estiver com esta textura, acrescente a pasta de amendoim e calda de agave ou açúcar. Deixe bater por mais alguns minutinhos. A mistura deve ficar bem cremosa. Depois, acrescente as paçocas picadas a mistura e despeje nas forminhas de picolé. Aguarde pelo menos 3 horas, desenforme e pronto! <3

pacoca3

picolepacoca2

pacocagiffinal

Como fiz metade da base que eu usei na receita anterior, rendeu cerca de 4 picolés do tamanho tradicional. Se você quiser fazer mais, é só dobrar a quantidade dos ingredientes. As forminhas comprei no eBay, mas é bem fácil achar em lojas de utilidade doméstica ou artigos para confeitaria.

Antes de encerrar o post, queria responder uma dúvida e deixar um recadinho do <3:

– Recebi várias perguntas sobre substitutos ao leite de coco por inúmeros motivos, já que alguns não gostam do sabor do coco ou tem algum tipo de problema com ele. Para ser bem sincera, não testei com outros leites vegetais e não posso indicar nenhum substituto, mas acredito que o leite de coco seja o ideal por conta do percentual de gordura, que ajuda a chegar naquele ponto de “chantilly” que eu indiquei acima. Apesar do leite de coco ter um sabor bem neutro, se você achar necessário, pode acrescentar uma colherzinha de essência de baunilha para dar uma ~bossa~. Se eu descobrir alguma alternativa dou um edit aqui!

– Recebi também alguns comentários no blog e em redes sociais pelo fato da receita ser sem leite, comentários esses “torcendo o nariz” pelo fato de ser à base de leite vegetal. Confesso que fiquei chateada pela falta de sensibilidade e noção destas pessoas, já que a ideia de compartilhar esta receita foi por conta da minha dificuldade pessoal em encontrar sorvetes gostosos sem leite e ajudar outras pessoas nesta mesma situação. É óbvio que se eu pudesse, tomaria sorvete a base de leite tradicional, até porque apesar de eu ter conseguido me adaptar facilmente à esta realidade, não deixa de ser chato, principalmente quando vou em lugares que eu não tenho outras opções. Então, se você não curte a ideia de leite vegetal e pode comer coisas com leite de vaca, parabéns champs, mas entenda que esta TAG não é pra você e sim para pessoas que tem uma condição que impedem elas de terem essa opção ou ainda, que conseguem enxergar alternativas além do tradicional. Além disso, o que mais tem na Internet são opções de receitas à base de leite, então use o Google a seu favor.

Gostou dessa receita? Se fizer, me marca no Instagram @borboletando ou volta aqui para contar o que achou. Quer ver outras comidinhas sem leite mas cheias de amor? Então clica aqui para ver outros posts da TAG!

56 comentários em “Receita: picolé de paçoca sem leite <3”

  1. patrícia às 07:59

    Oi Vi td bom?! Ameiii sua receita, sou vegana e esrou cançando opções práticas. Fiz o picolé ontem, ficou divino mas derreteu muitoo rápido, ñ deu nem tempo de sentir o prazer direito. Vc tem alguma dica pra ñ derreter tão fácil?

  2. Sara às 22:31

    Euuuuuuu amei sua receita vou fazer amanhã mesmooooooooo……eebbaaaaaa meu marido vai amarrrrrrr

  3. Cíntia às 13:13

    Adorei a dica, meu filhote tem alergia e sempre gosto de fazer picolés e sorvete pra refrescar em dias quentes, e ter opções pra ele tbm é maravilhoso!
    ?????

  4. ELEA BULHOSA MERCES às 17:00

    Hummmmm amei,vou fazer,tenho restrição de leite, amo amendoim..hummmm

  5. Ana Moraes às 20:39

    Obrigada por ter respondido…e desculpe a minha ignorância ???

    1. Victoria Siqueira às 20:51

      Imagina! Espero que goste do resultado <3

      1. Ana Moraes às 20:59

        <3

    2. Tatiana Costa às 16:42

      Adorei a receita, vou fazer, eu também amo amendoim e tudo que tenha amendoim, sou intolerante a leite e derivados do leite e fico muito feliz quando encontro receitas que me da possibilidade de comer bem.
      Pessoal não poder comer alimentos com leite e derivados, não foi uma opção nossa, infelizmente, se vocês podem, parabéns!!!! Mas respeitem nossa condição!!!!!
      Obrigada Victoria, pela receita!!!
      Beijos

  6. Ana Moraes às 19:32

    Tô doida p fazer a receita…mas só queria tirar uma dúvida…sobre a calda de açúcar…Eh tipo calda de pudim q tem q fazer??

    1. Victoria Siqueira às 19:53

      Oi Ana! Não é calda de açúcar. No caso, eu usei a calda de agave, que é um adoçante natural e comprado pronto. Você pode usar o açúcar de sua preferência, inclusive o refinado tradicional, sem precisar fazer a calda :)

  7. Carol às 18:16

    Gente, só cuidado com amendoim: eles são altamente alergênicos e pessoas com APLV são mais sensíveis, o que ocorre também com soja, outros “nuts” (castanhas, nozes, etc), frutos do mar (marisco, camarão, siri) e alguns corantes, por exemplo. Isso se chama “alergia cruzada”, que é quando uma intolerância aumenta a chance de outras. Melhor testar a reação da pessoa ao consumir uma pequena porção de amendoim primeiro, principalmente com crianças, já que essa receita leva muuuuito amendoim. #ficadica

    1. Victoria Siqueira às 17:46

      Oi Carol! Claro que todo cuidado é pouco. E por isso, é tão importante evitar o auto-diagnóstico e procurar um médico para que ele possa não só fazer os exames, como dar a orientação necessária :)

  8. Silvana Cristina às 00:57

    Minha querida…. Descobri essa semana q meu filho de 1 ano tem alergia a proteína do leite de vaca (APLV) e foi um choque pra mim. Te agradeço imensamente por postar estas receitas, afinal, eu não fazia idéia do q eu poderia oferecer a ele em relação aos doces (criança né) achei q a alimentação dele passaria a ser totalmente voltada para as frutas e legumes. Vc não imagina como me ajudou. A primeira vez q fui dar leite de soja na mamadeira pra ele eu chorei pq achei q ele ia odiar…. mas o corpo humano é maravilhoso, sabe quando algo está fazendo mal…. e ele adorou o leite de soja… tenho q controlar pq ele sempre pede mais… Enfim, mt obrigada e q Deus lhe abençoe

  9. Tati Gallo às 14:39

    Euuu ameeii a receita e farei no sábado… tenho tudo aqui em casa. A paçoca vou até separar pra não acabar até lá! kkkkkkkk

  10. Camila Telcontar às 13:01

    Acabei de fazer essa receita Victoria, está difícil esperar as 3 horas pra comer!

    Mas eu fiz o leite de coco em casa, bati…bati…bati… E nada de ficar cremoso. No início até achei que ia ficar, mas ele voltou a ficar líquido. Ai misturei um pouco do resíduo de coco pra dar a consistência certa que vc vc mostrou na foto. Eu gosto bastante do leite de coco (é o mais gostoso da face da terra – o natural, pena que é difícil descascar o coco seco) e de coco, provei a mistura é achei que combinou demais!
    Eu não gosto do tanto de coisa química que vem no leite de coco de garrafinha, pra que aquele tanto de conservante se posso fazer o natural? Então quando eu acho no supermercado ele já aberto eu faço leite.

    Também estou na sofrencia de não poder tomar lactose, está grave a coisa, super te entendo! O meu maior problema é substituir o queijo! Nem ligo pro leite condensado.

    1. Victoria Siqueira às 12:17

      Oi Camila!
      Então, eu sugeri o leite de coco de garrafinha por ser mais prático e de fácil acesso pra todo mundo -é só ir no mercado e comprar. A ideia dos posts é essa: mostrar receitas simples e descomplicadas para quem não pode comer leite (eu tenho alergia a caseína, além de intolerância). Como fazer o leite de coco é um trabalho a mais (ainda que simples, mas não deixa de ser mais um passo), optei por adaptar a dica do chantilly vegano para fazer o creme base com o leite de coco industrializado. Eu tb evito comer coisas com conservantes, tanto que nem refrigerante/suco de caixinha eu tomo, mas para esse caso é uma “exceção” hehehe.

      O leite de coco precisa ter bastante gordura para ficar com essa textura e não sei se o caseiro funciona por conta disso, mas talvez batendo com menos água dê certo :D.

      Beijo!

      1. Camila Telcontar às 09:12

        Mas olha,
        não é que deu errado! hahaha. Misturei o coco, mais da sua deliciosa pasta de amendoim, e é um arraso!
        Adorei.

        1. Victoria Siqueira às 15:06

          Ah que susto! HAHAHA! Perguntei para uma amiga que fez com leite de coco caseiro e ela confirmou que se fizer mais concentrado, ajuda a dar uma engrossada *o* agora quero testar com o leite de castanha de cajú!

  11. Karen às 17:31

    Ave Maria, que picolé do mau hahahaha
    Tenho a impressão de que ele sorriu pra mim HAUAHAU
    Vou tentar fazer em casa!
    Adorei o blog Victoria, primeira vez por aqui, com certeza vou voltar!
    Beijos,
    http://www.plus-d-intensite.com.br

  12. Gabriela Lira às 00:32

    Gente que absurdo de gostoso kkkkk eu tbm amo <3 mas confesso que não conhecia essa receita e nem preciso falar que vou fazer porque sim u.u

  13. Fernanda às 12:07

    Já tava indo pro boteco da esquina comprar as paçocas pra testar, mas me veio uma dúvida. Não é com paçoca daquelas que esfarelam, né? TIpo aquela de rolha, é daquelas de blocão, certo?

    1. Victoria Siqueira às 12:20

      Oi Fernanda!

      Tanto faz. É que eu gosto mais dessa quadrada, até pq ela é mais firme e fácil para cortar. Mas se vc preferir, pode fazer com a rolha. Como ela esfarela mais rápido, vc pode fazer uma camada dela, e uma de massa do sorvete :D

      Beijo!

  14. Fernanda às 18:58

    Nossa, cara. Que delícia!!! Quero muito tentar fazer, sou intolerante a lactose e to sempre testando receitinhas sem leite.
    Essa com certeza ficará uma delícia! :9
    Beijo

  15. Karen Araujo às 09:39

    Nossa, Vic, sacanagem ver essas fotos, é muita agua na boca.

  16. Cintia de Melo às 23:43

    A vida é baseada em momentos únicos como esse, onde você faz um picolé de paçoca.
    Britney ficaria orgulhosa de você
    beijos

  17. Guilherme Lima às 21:09

    Essas receitas cada vez melhores <3 ah e acho super legal a ideia das receitas sem leite :D
    http://www.menteagridoce.com

  18. Aline Bitencourt às 18:09

    Eita nóis, tem um pessoal que adora cornetar, né?! Af…. Eu posso sim tomar leite mas mesmo assim adorei a ideia de usar leite de coco, nunca ia pensar que batendo o danado gelado ele ia ficar cremoso…
    Dúvida: Você usou leite de coco caseiro ou comprado? Porque acho que o caseiro tem mais gordura…
    Beijos, adorei o blog… Encontrei através do da Cinthya Rachel e gostei muito mesmo…. Sou a nostalgia em pessoa…haha

  19. luciola às 11:00

    Victoria! adoro seus posts! e super obrigada pelo post do sorvete! tambem sou intolerante à lactose, mas, mesmo assim sou bem feliz! melhor do que ser intolerante à vida ( como escreveu a Loma!! Adorei a tirada Loma!!) e intolerante às diferenças rsrsrsrs
    Vou me jogar nessa esbornia gastronomica neste finde mesmo! bjks

  20. Karoline Teodoro às 05:54

    Tenho que mostrar essa receita para o meu namorado ou fazer para ele :O
    ele ama paçoca tb!! Eu não gosto ><
    Mas ó, adorei a receita, parece ser de boa pra fazer! E acho seu blog L I N D O demais <3
    Muitooo lindoo! Beijinhos e sucesso :*

    http://apequenaka.blogspot.com.br/2015/02/10-coisas-que-me-lembram-os-tempos-de.html

  21. Patricia Leardine às 18:04

    Eu nunca fiz sorvete, acredita? Preciso tentar logo porque vejo tantas receitinhas boas! Eu adoro paçoquinha então com certeza essa eu vou amar <3

  22. Wanila Goularte às 10:42

    Carambaaaaaa. Correndo pro supermercado nessa instante pra comprar os ingredientes. Sinto muito, mas #projetoverão vai pras cucuias novamente hahahah.

  23. Li Garone às 19:05

    Aaameii!!! Quero fazer, mas ta complicado… Não acho as benditas forminhas aqui na minha cidade. Quando não queria comprar, via aos montes. Agora não encontro :( Ainda tenho fé que acho por aqui sem precisar comprar pela internet ^^ :***

  24. Bia Lombardi às 17:03

    PELAMORDEDEUS que maravilhosidadeeeeeeee!!!!!
    Super fácil de fazer e deve ficar delicioso.
    Vou tentar, quero muito reduzir o consumo de lactose no meu dia a dia :)

  25. Carol Bicudo às 15:12

    Vic, que coisa maravilhosa! Deve ser MUITO melhor que aquele sorvete de paçoca que não tem gosto de paçoca (nem de coisa nenhuma) da kibon. Amo suas receitas <3

    1. Victoria Siqueira às 16:04

      Nem fala, queria MUITO experimentar mas né? hahaha não posso!

      Obrigada sua linda <3

  26. Alice Saraiva às 12:17

    Menina, mas o que você quer? Acabar com a minha dieta??? Sou alooooooooooka do amendoim tb!!! Preciso testar essa receita linda!!! Um super beijo!

    1. Victoria Siqueira às 14:53

      Mas é saudável, só tem gordura que faz bem <3 hehehe!

      Beijo

  27. Paola Alves às 11:01

    Meu, como assim um picolé de paçoca? Existe outra coisa mais maravilhosa? Acho que to apaixonada! <333333 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    1. Victoria Siqueira às 16:03

      Paçoca é o mais puro creme do amor <3

  28. Marcelo Rodrigues às 10:52

    Mas mulher a srta é dextruidora mesmo hein!!

    Adorei a receita e, apesar de não ter nenhuma intolerância a leite de vaca, vou tentar fazer nesse final de semana para experimentar.

    Pergunta da tia: será que fica bom com frutas? Que cê acha sobre?

    1. Victoria Siqueira às 15:53

      Eu vou tentar fazer esse final de semana, se der certo eu te falo. Normalmente eu faço só a fruta mesmo + suco de 1 laranja + agave (ou mel ou açúcar). Amo muito essa mistura e mega recomendo! :D

      Beijo babe! <3

  29. Karina às 10:18

    Esse picolé parece ser uma delícia! *-* Também amo paçoca, é bem mais gostoso que chocolate! Amei a receita, nunca tinha pensado em fazer um picolé nesse sabor antes. Vou tentar assim que puder! ^^
    Abraços!

    1. Victoria Siqueira às 15:57

      Eu amo chocolate, mas tb amo paçoca e não consigo ter maturidade de evitar como eu consigo com chocolate :| #vicproblems HAHAHA

      Beijo sua linda!

  30. Vera às 10:12

    Apenas: mesmo podendo ingerir leite vou fazer esse por motivos de GIF maravilhoso! ahaha
    beijos Vic!

    1. Victoria Siqueira às 15:57

      Faz simmmmm que é amor <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

  31. Loma às 10:08

    Mas pensa pelo lado positivo: você é intolerante à lactose, mas tem gente que é apenas intolerante na vida. Desejei e confesso que tô doida pra provar esses picolés sem leite mas não faço por motivos de: não tenho as forminhas ainda! :( Tá mandando benzaço nessas receitinhas, tô AMANDO!

    1. Victoria Siqueira às 15:56

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA melhor Lominha!

      Compra as forminhas que vale mega a pena, sérião. Melhores compras do ano <3 <3

      Beijo sua maravilhosa!

  32. Mãndy às 10:08

    Paçoca ?
    ainda não acredito que não vai leite na receita D:

    1. Victoria Siqueira às 15:54

      Nadinha de leite. Leite de Coco é vida <3

  33. Adrika às 10:03

    MINHA MUSA que procura alternativas pra nós intolerantes!
    Não ligue pra esse povo de mimimimi e continue fazendo essas receitas maravilhosas <3
    Bjs da sua fã hihihi

    1. Victoria Siqueira às 15:54

      AF <3
      Bom que eu posso colocar vc de testemunha, já que vc testou os brigadeiros e o de Negresco! HAHAHAHA <3

  34. Duds às 23:46

    EU FIQUEI MUITO DESEJOSA DEPOIS DESSAS FOTOS DESSE PICOLÉ MOLHADINHO E CHEI DOS AMENDOIN E MDS DDDDDDD:
    e que falta de tato desse povo, credo! vai ler outra tag e leva suas bad vibes pra lá, galera <3 aqui é só amor e paçoca!

    parte útil do comentário: eu tenho uma amiga vegan que faz toda sorte de coisas sem leite por motivos óbvios, eu posso perguntar pra ela se tem outro jeito de fazer sem o leite de coco e você pode dar um edit aqui ou na próxima receita!

    beijo, chuchu <3

    1. Victoria Siqueira às 23:52

      Af melhor Duds ???????? eu vi umas opções com leite de castanha de caju concentrado, mas não sei até que ponto da certo. Vou comprar pra testar, vai que hahaha!

      Obrigada meu amô <3

      1. Emilly às 22:12

        entao pode colocar leite ?

        1. Victoria Siqueira às 09:37

          Sugiro que você procure uma receita com leite :)

Deixe seu comentário!